Cobrança Empresarial - Livre-se da Inadimplência | Marcello Benevides Advogados - Advogado RJ
Cobrança Empresarial - Livre-se da Inadimplência | Marcello Benevides Advogados - Advogado RJ

Artigo


Cobrança Empresarial – Livre-se da Inadimplência

cobrança empresarial

Somos um escritório de cobrança empresarial com intensa atuação na área e apoio a empresas. Meu nome é Marcello Benevides, sou advogado especialista em direito empresarial onde minha missão é proteger e defender os interesses de empresas e empresários. O cobrança para empresas, faz parte desse rol de direitos relacionados ao direito corporativo. São mais de 20 anos de estudo dedicado ao direito e principalmente a atuação nesse ramo do direito empresarial, que requer dedicação e amplo conhecimento em mediação e negociação.

Cobrança Empresarial Judicial e Extrajudicial (Amigável)

Abaixo, um vídeo onde falo um pouco da importância do advogado de cobrança empresarial no auxílio a recuperação de crédito, mas também na construção de um efetivo plano de cobrança ao combate a inadimplência. Em momentos de crise, essa atuação deve ser ainda mais intensa e próxima, no sentido de eliminar riscos, principalmente da quebra da empresa, em razão dos maus pagadores.

No momento atual, a temida inadimplência tem avançado. Assim, para que o problema não se torne maior, muitas empresas tem buscado a recuperação de crédito com o escopo de recuperar seus créditos e ter liquidez. Aqui no blog, temos outro artigo, que fala especificamente da importância da cobrança empresarial para superação da crise, aconselho que você leia. No decorrer deste artigo iremos demonstrar como esse serviço funciona e nossos diferenciais.

I – Da importância do plano de cobrança e a cobrança interna.

Em primeiro lugar, vale esclarecer, que orientamos sempre a todos esgotarem as possibilidades de cobrança empresarial de forma interna, ou seja, você ou seu colaborador, darão os primeiros passos para recuperação do crédito. Sendo assim, para que você possa entender um pouco melhor sobre como funciona nosso plano de cobrança, recomendo que leia o artigo abaixo:

Plano de Ação de Cobrança para Empresas


II – Porque o especialista em cobrança e negociação é importante nesse momento?

Quando você tem um problema no coração procura cardiologista, da mesma forma, o ideal é que você procure por um especialista na área que deseja resolver o seu problema. Na medicina você não quer colocar sua vida nas mãos de quem não tem experiência ou estudou profundamente sobre o caso, por qual razão com sua empresa seria diferente?

Atualmente, a maioria das empresas tem adotado a contratação de um escritório especialista em recuperação de ativos, e motivos para isso não faltam. Com a contratação de profissionais habilitados para realizarem a cobrança, obtém-se as seguintes vantagens:

  • I – Terceirização do Contas a Receber em caso de inadimplência;
  • II – Liberação de funcionários da área de vendas e/ou outras áreas;
  • III – Equipe treinada para cada tipo de devedor utilizando as mais modernas técnicas de negociação;
  • IV – A Empresa e o Empresário ficam com tempo livre, para pensar no que realmente importa, o desenvolvimento do seu negócio;
  • V – Propostas baseadas em cada tipo de devedor, aumentando a conversão de acordos;
  • VI – Maior poder de coerção nas negociações, por conhecer os meandros das leis que envolvem a cobrança;
  • VII – Mais de vinte anos de experiência em cobrança empresarial e dezenas de parceiros satisfeitos;

III – COMO FUNCIONA A COBRANÇA EMPRESARIAL?

A nossa cobrança é dividida, entre cobrança extrajudicial (amigável) e cobrança judicial. A maioria das Empresas que prestam a assessoria de cobrança, não tem um advocacia altamente especializada em recuperação de créditos, alguma sequer fazem cobrança de forma judicial. Em nosso escritório, ambos os processos, tanto a cobrança extrajudicial, quanto a judicial, são coordenados desde o ingresso dos dados em nosso sistema até o fim de um processo judicial de cobrança.

Utilizamos um sistema onde todos os dados do devedor ficam armazenados, se trata do programa RJURI, da renomada empresa Romasoft, empresa de tecnologia que nos auxilia e muito nesse processo. Isso facilita e agiliza tanto a cobrança judicial, quanto a amigável. 

Isso ocorre, pois a cada nova movimentação o Credor é informado, ficando por dentro das negociações. Sem contar que, ao esgotarem-se as possibilidade de negociação amigável. É emitido parecer orientando pela recuperação do crédito pela via judicial, ou não.

 


IV – QUAL O PAPEL DO ADVOGADO NESSA NEGOCIAÇÃO?

Nosso escritório utiliza as mais modernas técnicas de negociação para recuperação dos créditos. Nossos consultores e advogados são treinados para a mais rápida e precisa recuperação dos créditos, reportando sempre ao cliente o resultado das negociações, além de orientar sempre que necessário.

Por fim, temos um artigo aqui no blog onde esclarecemos como funcionam as duas modalidades de cobrança, tanto extrajudicial, quanto a judicial. Sendo que, ambas as modalidades se complementam. Essa é uma solução para empresas que pulverizam suas vendas em todo o Brasil e sofrem com a inadimplência. Para ler o artigo, clique aqui.

Nossa cobrança atualmente é focada nas relações entre empresas, ou seja, de empresas que venderam para outras empresas, para saber um pouco mais sobre esse tema, leia o artigo abaixo.

Cobrança B2B – A importância da negociação.


V – QUAIS SÃO NOSSOS DIFERENCIAIS?

Abaixo, listo algumas informações importantes sobre como funciona nossa cobrança.

a) Cobrança Extrajudicial sem burocracia:

– Não é necessário o envio da documentação comprobatória do crédito. Será necessário apenas informar os dados do título e informações de contato do devedor, que serão incluídos no nosso sistema.

cobrança empresarial

Obs.: Além disso, na cobrança extrajudicial (amigável) os honorários são cobrados do devedor, pois foi ele quem deu causa a cobrança. 


b) Contract Guarantee:

Em caso de recuperação os repasses são realizados em no máximo 48h úteis, assegurados juros legais e correção monetária, conforme garantias contratuais.


c) Real Time (Atualização de Informações):

Atualização dos desdobramentos enviada automaticamente através do nosso sistema a cada novo desdobramento do caso enviado para cobrança empresarial.


d) Elaboração de instrumento particular de confissão de dívida:

O acordo somente será realizado com o devedor através de confissão de dívida. Essa é uma garantia para o credor e devedor, de que o débito não será mais cobrado e que caso a dívida não seja paga, o mesmo sofrerá uma ação de execução de título extrajudicial.

Veja o vídeo abaixo e entenda a importância da confissão de dívida na celebração de acordos.


e) Orientação Jurídica Especializada:

Em alguns casos a cobrança amigável, se desdobrará em cobrança judicial. Assim, será necessária a distribuição de uma ação de execução de título extrajudicial para recuperação do crédito. Para que não ocorram custos desnecessários iremos indicar as probabilidades de recuperação do crédito, aconselhando o ingresso ou não de uma ação judicial.

cobrança empresarial

Dessa forma, cabe destacar que iniciei meu trabalho com cobrança empresarial no ano de 2001, efetuando cobrança para uma das maiores instituições financeiras do país, quando ainda era funcionário de um grande escritório de advocacia. Desde então, já trabalhei para dezenas de empresas, prestei e ainda presto consultoria sobre cobrança empresarial para diversas empresas de cobrança.


f) Cobrança Jurídica Estratégica

O escritório Marcello Benevides Advogados Associados, atua de forma estratégica, como técnicas de negociação modernas e todo embasamento jurídico. Tais técnicas, já resultaram na recuperação de milhões de reais desde o começo de sua atuação.


g) Contratação do Plano Mensal:

I – Pesquisa Jurídico – Financeira (Cadastral): Antes de qualquer medida judicial, realizamos uma busca por passivos financeiros e processos judiciais que possam existir em nome de futuros clientes.

II – Revisão no processo de compra e venda: Avaliação do plano de ação de cobrança, desde a mesa de crédito até o pós-venda.

III – Elaboração de Pareceres: Diante da necessidade de alguns clientes sobre questões jurídicas empresariais fornecemos pareceres referente aos contratos de compra e venda sem custo.

Entenda como funciona nossa assessoria, acesse o artigo abaixo:

Assessoria Jurídica Mensal para Empresas, como funciona?


h) O que nossos clientes falam sobre nosso trabalho?

Nosso escritório possui mais de 20 anos de experiência na área de cobrança. Além disso, somos especialistas Direito Empresarial, com vasta experiência no trato com o devedor. Além disso, possuo diversos artigos e entrevistas sobre o tema. Já fomos avaliados por mais de 30 clientes no Facebook e 44 no Google, nos dando o status de um escritório 5  ⭐⭐⭐⭐⭐ estrelas.

cobrança empresarial


VI – QUEM REALIZARÁ A COBRANÇA E QUAL A EXPERIÊNCIA DO ESCRITÓRIO COM COBRANÇA?

A cobrança é realizada por colaboradores e advogados que fazem parte da nossa equipe os quais recebem treinamento periodicamente, sendo as ligações supervisionadas, visando sempre a conclusão do serviço de forma rápida e satisfatória ao cliente.

Habilitação de Crédito na Recuperação Judicial

Já possuímos em nossa carteira de clientes,  empresas de todo o país, do ramo alimentício, construção, informática, vestuário, soluções ambientais, dentre outros. Até o mês de Abril de 2020 foram negociamos títulos que somados ultrapassam 12 milhões de reais.


VII – QUANTO TEMPO DURA A COBRANÇA AMIGÁVEL.

O trâmite de recuperação dos créditos, tem duração de no máximo 15 dias corridos. Sem a formalização de um acordo extrajudicial o cliente receberá relatório indicando a irrecuperabilidade do crédito ou a via judicial.

Vale destacar,  que nossa intenção NÃO é de ajuizar todos os débitos. A razão disso é que tal medida, não apresenta o resultado desejado, um filtro é realmente necessário. Ajuizar todos os débitos, em muitos casos levará ao inchaço da nossa carteira de processos e insatisfação de você, cliente.

Assim sendo, sempre indicamos o ajuizamento dos débitos com a maior probabilidade de recuperação, além de pesquisas para definir se o devedor possui patrimônio para arcar com o pagamento ou não.


VIII – CONCLUSÃO

Por fim, a cobrança é realmente algo que deve ser apreciado com a máxima cautela. É um mecanismo que deve estar muito bem ajustado para que você não tenha problemas. Se ainda há dúvidas, você pode preencher o formulário abaixo. Vamos analisar e entraremos em contato para agilizarmos tudo quanto for possível.








captcha

Se preferir faça um contato por telefone ou e-mail:
– Telefones Fixos:
Rio de Janeiro – RJ (21) 3217-3216 / (21) 3253-0554
São Paulo – SP (11) 4837-5761
– Telefone Celular: 21-99541-9244logo_whatsapp_con_sombra_sin_fondo02_4(Clique aqui para falar direto no WhatsApp)
Acesse também nosso blog e leia:
Marcello Benevides

Marcello Benevides

Advogado fundador do escritório que leva seu nome, está formado desde 2005. Exerce a função de Coordenador Jurídico do escritório atuando ativamente em todas as áreas orientando os advogados. Especialista na recuperação de créditos de alta monta, diante da vasta experiência adquirida na realização de Cobrança Extrajudicial e Judicial para Empresas e Instituições Financeiras. Coach Jurídico e Membro da Comissão de Coaching da OAB/RJ. Pós-Graduado em Direito Empresarial pela AVM — Universidade Cândido Mendes. Possui Curso de Atualização em Direito do Consumidor pela Fundação Getúlio Vargas — FGV — RJ.

×

Olá!

Clique em um de nossos atendentes para entrar em contato Conosco!

× Como posso te ajudar?