Cobrança Empresarial para superação da crise. | Marcello Benevides Advogados - Advogado RJ
Cobrança Empresarial para superação da crise. | Marcello Benevides Advogados - Advogado RJ

Artigo


Cobrança Empresarial para superação da crise.

Cobrança Empresarial para superação da crise

Cobrança Empresarial para superação da crise, porque ela é importante agora? Somos um escritório de advocacia com intensa vivência e atuação na área empresarial. Nesse artigo, iremos abordar as soluções que podem ser aplicadas, com foco na recuperação dos créditos e segurança jurídica das negociações.

Caso tenha dúvidas em relação ao tema, faça um contato através dos nossos canais de atendimento: e-mail, contato@marcellobenevides.com. Telefone: fixo 21-3217-3216 / 21-3253-0554 e 11-4837-5761. Celular 21-99541-9244 (Clique aqui, para falar no Whatsapp), ou através de um pequeno  formulário de contato.

Cobrança Empresarial para superação da crise, como funciona?

Em primeiro lugar, quero destacar que nesse artigo iremos falar sobre uma série de fatores de demasiada importância nesse momento de crise. Acima de tudo, pior do que não gerir sua carteira de ativos de forma a causar menor impacto durante e pós-crise, é ainda a possibilidade de calotes milionários por inércia.

O vídeo acima se trata do resumo de uma live, que realizei em nosso perfil do instagramse você ainda não segue nosso perfil, recomendo que siga, lá temos uma relação mais próxima com nosso público e temos publicações diárias.

Na realidade, o vídeo ficou tão grande que decidimos por bem dividi-lo em duas partes, minha orientação é para que assista os dois vídeos na íntegra, principalmente se sua empresa pulveriza no país inteiro, ou seja, fatura em larga escala, através de duplicatas mercantis. Abaixo, iremos falar sobre o primeiro tema, que é a gestão e análise da carteira.


I – Analisando e Gerenciando a carteira de devedores.

O primeiro ponto, que deve ser analisado, metricamente falando, são os valores envolvidos. Desse modo, os valores que geram maior impacto, precisam de mais atenção nesse momento. Não adianta nesse momento, uma grande mobilização para recuperação de créditos de baixa monta, que pouco impactariam no momento atual e quiçá no futuro.

Cobrança Empresarial para superação da crise

Analisar também o perfil de pagamento dos devedores. O ideal nesse momento, é focar em clientes que comumente comprometem-se em pagar seus débitos e costurar acordos que possam favorecer recebimentos futuros.


II – Factoring x Cobrança Empresarial para superação da crise

Em primeiro lugar, é importante explicar rapidamente o que é Factoring (ou faturização ou fomento mercantil). Muitas pessoas, imaginam que o factoring é algo ilegal, porém, o factoring além de ser um meio legal de auxílio a empresa e ao empresário, pode ser uma ótima saída nesse momento.

Assim, factoring é o contrato por meio do qual um empresário (faturizado) cede a uma instituição de factoring (faturizadora), total ou parcialmente, os títulos de créditos recebidos com a atividade empresária para que a faturizadora antecipe os pagamentos a prazo ou faça apenas a administração desses créditos.

Cobrança Empresarial para superação da crise

Apesar de não existir uma legislação específica sobre o tema, é importante ressaltar, que  a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça converge no sentido de que a transferência dos créditos à faturizadora, por força do contrato de fomento, se opera por meio de CESSÃO CIVIL DE CRÉDITO, o que atrai a aplicação do art. 294 do Código Civil, que dispõe, in verbis:

 “Art. 294. O devedor pode opor ao cessionário as exceções que lhe competirem, bem como as que, no momento em que veio a ter conhecimento da cessão, tinha contra o cedente,

Sendo assim, pense em saídas viáveis. Além do factoring, várias medidas de estímulo a economia, linhas de crédito específicas para pagamento de salários, dentro outras. Porém, essa pode ser uma medida de grande valia em um momento tão conturbado como esse que vivemos hoje.


III – Prorrogação de Vencimento dos Títulos.

No vídeo acima, eu falo bem pouco sobre esse tema, e vou explicar a razão. Essa é uma estratégia que deve ser analisada em conjunto pelo CFO da empresa. É o diretor financeiro ou os diretores em conjunto, que devem adotar as medidas que melhor se adaptem a realidade do financeiro. Minha opinião, é que a prorrogação, deve ser realizada na maioria dos casos, porém, tudo isso deve ser realizado através de uma confissão de dívida, que já é o tópico seguinte.

Um ponto importante, caso a empresa não tenha interesse em prorrogar é negociar também a possibilidade da devolução de mercadorias, caso a empresa por óbvio tenha interesse em receber as mercadorias.  Em alguns casos essa devolução pode ser parcial, desde que seja negociado o pagamento da diferença.


IV – Cobrança Empresarial para superação da crise

Plano de cobrança (Régua de Cobrança)

Primeiramente, confesso que esse é um dos temas os quais eu mais,  gosto e falo bastante por aqui. Isso em razão de sua efetividade já comprovada por várias empresas. O plano de cobrança nada mais é do que um passo a passo para cobrança. Algumas empresas já automatizam esses steps com envio de e-mails automáticos, mas você pode perfeitamente criar um plano de cobrança que funcione no seu negócio de modo manual. Aqui no blog eu tenho um artigo falando sobre isso.

Plano de Ação de Cobrança para Empresas


V – As vantagens da confissão de dívida.

Alguns credores torcem o nariz quando o assunto é confissão de dívida. Entretanto, a confissão de dívida é um instrumento fantástico, inclusive, para corrigir possíveis falhas no processo de compra e venda. Principalmente, quando falamos em emissão de boletos (duplicatas eletrônicas).

Além disso, a confissão é uma garantia e um documento que pode ser utilizado perfeitamente numa ação de execução de títulos extrajudicial, que como já falei é a melhor ação para cobrança judicial, por uma série de motivos, como por exemplo: a economia de tempo, dinheiro e a escassez de recursos para o devedor.  

Assim, voltando a falar dos benefícios da confissão, é que a confissão é capaz de acertar possíveis falhas. Quando falamos de empresas que faturam, e se utilizam da duplicata eletrônica, para o ingresso da ação de execução, citada acima, faz-se necessário um jogo de documentos, que em muitos casos o comprovante de entrega não existe, ou não foi lavrado o protesto e ainda pior a nota fiscal sequer foi emitida. Por fim, cabe destacar que a confissão de dívida substitui toda a documentação incompleta ou faltante.


VI – Busque por auxílio especializado.

Após um determinado momento (dentro do seu plano de cobrança) é importante que você inclua no teu plano de cobrança o envio do título para cobrança especializada. Isso gera alguns pontos positivos. A primeira vantagem é que você ganha tempo para cuidar de outras questões estratégicas e o segundo é que você precisa realmente de alguém que lida com isso diariamente para lhe auxiliar.

E não pára por aí, em muitos casos, somente o fato do envio do título de cobrança para uma cobrança terceirizada ou para um advogado, já é o suficiente para que o devedor se mova para um acordo. Costumo dizer,  que a cobrança em muitos casos, além da necessidade de alta especialização em negociação, é necessário ter ciência de que a cobrança é um jogo de xadrez onde você precisa mover as peças certas para chegar ao xeque-mate.

Por fim, é importante ter um parceiro, principalmente nesse momento para atuar tanto na área extrajudicial, quanto na área judicial. Conheça nossa assessoria jurídica mensal:

Assessoria Jurídica Mensal para Empresas, como funciona?


VII – Ainda tem dúvidas sobre cobrança empresarial para superação da crise?

benefícios da reforma trabalhista para empresas

Consulte-nosClique na imagem acima para agendar uma consulta personalizada. Além disso, você pode saber mais detalhes sobre o funcionamento da nossa consultoriaclicando aqui. Você também pode preencher o formulário abaixo informando dados básicos. Assim, vamos analisar e entrar em contato para agilizarmos tudo quanto for possível (CONTINUAMOS TRABALHANDO EM HOME OFFICE):








captcha

Caso prefira, você também pode fazer um contato conosco por telefone ou e-mail:

– E-mail: contato@marcellobenevides.com

– Telefones Fixos: Rio de Janeiro – RJ (21) 3217-3216 (Freguesia-Jacarepaguá) / (21) 3253-0554 (Barra da Tijuca)

São Paulo – SP (11) 4837-5761

– Telefone Celular: 21-99541-9244(Clique aqui para falar direto no WhatsApp)

Marcello Benevides

Marcello Benevides

Advogado fundador do escritório que leva seu nome, está formado desde 2005. Exerce a função de Coordenador Jurídico do escritório atuando ativamente em todas as áreas orientando os advogados. Especialista na recuperação de créditos de alta monta, diante da vasta experiência adquirida na realização de Cobrança Extrajudicial e Judicial para Empresas e Instituições Financeiras. Coach Jurídico e Membro da Comissão de Coaching da OAB/RJ. Pós-Graduado em Direito Empresarial pela AVM — Universidade Cândido Mendes. Possui Curso de Atualização em Direito do Consumidor pela Fundação Getúlio Vargas — FGV — RJ.

×

Olá!

Clique em um de nossos atendentes para entrar em contato Conosco!

× Como posso te ajudar?