Terceirização da cobrança empresarial - O que não te contaram. | Marcello Benevides Advogados - Advogado RJ
Terceirização da cobrança empresarial - O que não te contaram. | Marcello Benevides Advogados - Advogado RJ

Artigo


Terceirização da cobrança empresarial – O que não te contaram.

A terceirização da cobrança empresarial é um serviço que contribui para o desempenho e funcionamento da empresa, além de facilitar a recuperação da dívida. Não sabe como funciona? Necessita de suporte jurídico nesta questão?

Somos um escritório de advocacia especialista em Direito Empresarial, principalmente em cobrança empresarial, com intensa atuação na área. Caso tenha interesse em contratar nossos serviços, entre em contato conosco. Nossos canais de contato são: Telefones: Fixos 21-3217-3216 / 21-3253-0554 e 11-4837-5761.Celular 21-99541-9244logo_whatsapp_con_sombra_sin_fondo02_4(Clique no número para falar direto no whatsapp).

Terceirização da cobrança empresarial – o que não te contaram.

Terceirização da cobrança empresarial - O que não te contaram.

A crise na economia gerada na última década causou um grave problema para a maioria das empresas: a inadimplência.

Recomendamos fortemente que assista o vídeo abaixo:

A maiorias empresas, independentemente de seu setor enfrentam um grave problema: a inadimplência. Com isso, o setor financeiro da empresa entra em crise e afeta toda a gestão empresarial. Assim, é necessário que a empresa busque formas inteligentes, rápidas e econômicas para solucionar esse problema. Certamente, a melhor opção é a terceirização da cobrança empresarial, com o intuito de recuperar seus créditos que estão inadimplidos e que não foram pagos através dos métodos de cobrança empresarial interna.

No entanto, as empresas podem ter receio na terceirização da cobrança empresarial. Por este motivo, recomendamos que contrate uma assessoria de cobrança especializada e responsável, preferencialmente, que também tenho conhecimento jurídico. Assim, estes farão uma abordagem amigável e experiente, mantendo a boa relação entre credor e devedor. Acompanhe este artigo e conheça as técnicas que são usadas na terceirização da cobrança empresarial e também as vantagens que esse mecanismo possui.

Finalmente, você ainda não possui um método de cobrança empresarial interna? Recomendamos a criação de um plano de ação para cobrança antes da terceirização da cobrança empresarial. Para começar a eliminar a inadimplência da sua empresa, recomendo muitíssimo que baixe o e-book abaixo.


I- O que é a terceirização da cobrança empresarial?

A terceirização da cobrança empresarial é uma técnica utilizada pelas empresas que possuem dívidas não pagas, ou seja, clientes inadimplentes. Do mesmo modo, esse serviço tem o intuito de economizar tempo e dinheiro, além de garantir a eficácia desse processo em seus negócios. Assim, após contratar uma advogado de cobrança especializado e experiente em cobranças empresariais, a empresa irá ganhar tempo para se dedicar exclusivamente ao gerenciamento do seu negócio. Portanto, é um mecanismo que irá garantir a recuperação da dívida devida pelo cliente inadimplente. Além disso, irá auxiliar a gestão empresarial na redução da inadimplência.


II- Como funciona a cobrança interna que antecede a terceirização da cobrança empresarial?

Terceirização da cobrança empresarial - Solicite seu parecer jurídico.

Como foi dito acima, antes de iniciar a terceirização da cobrança empresarial, é necessário realizar a cobrança interna. Cada empresa possui um modelo de cobrança diferente, mas normalmente, o prazo para obter êxito na cobrança interna é de 30 dias. Durante esse tempo, a empresa irá buscar o recebimento do crédito. Porém, nem sempre a empresa consegue recuperar o valor da dívida. Além disso, quanto mais antiga a dívida for, mais difícil é a recuperação do crédito inadimplido.

A empresa não pode dedicar grande parte do seu tempo em uma cobrança. Após o prazo de cobrança interna, o adequado é realizar a terceirização da cobrança empresarial. Assim, a dívida pode ser facilmente recuperada, economizando tempo, dinheiro e evitando o desgaste da gestão empresarial.

Finalmente, para entender um pouco mais sobre como cobrar o devedor, assista nossa série de vídeos exclusiva e inédita.


III- A terceirização da cobrança empresarial significa que a empresa falhou?

Certamente, a resposta é não. Quando você opta pela terceirização da cobrança empresarial, significa inteligência no momento de gerir a empresa. Se você não se dedicar por completo ao funcionamento do seu negócio, pode surgir outros casos de inadimplência, o que irá prejudicar ainda mais o setor financeiro da sua empresa.

Sendo assim, no momento que você opta pela terceirização da cobrança empresarial, você deve contratar uma assessoria qualificada e experiente. Assim, a empresa contratada terá a responsabilidade de utilizar as mais variadas estratégias de cobrança de dívidas, para conseguir a recuperação do seu crédito. Portanto, através dessa terceirização, você poderá dedicar todo o seu tempo e esforços a sua empresa, evitando desgaste em atividades de cobrança.


IV- Qual o momento de realizar a terceirização da cobrança empresarial?

Qual o momento de realizar a terceirização da cobrança empresarial?

Existe alguns fatores que servem de alerta sobre qual o momento certo para realizar a terceirização da cobrança empresarial. Para auxiliar na hora de identificar quais fatores são esses, listamos abaixo alguns pontos importantes:

  • A- Cobrança possui ciclos. Sendo assim, é importante respeitar cada momento da dívida, para não correr o risco de não recuperar o crédito inadimplido.
  • B- Se você estipulou um prazo para a cobrança interna, e após o fim do prazo, a cobrança não surtiu efeito, é o momento de realizar a terceirização da cobrança empresarial
  • C- Não passe muito tempo para realizar a terceirização. Quanto mais tempo a dívida tiver, mais difícil será de recuperar o crédito.

V- Como funciona o serviço da terceirização da cobrança empresarial?

Advocacia extrajudicial - Agende uma consulta.

A cobrança de dívidas é uma atividade complexa que requer técnica e experiência. Por isso, é muito importante o serviço de terceirização da cobrança empresarial, pois tanto o credor, quanto o devedor saem ganhando mediante negociação intermediada por um profissional habilitado. É preciso que haja uma parceria entres ambas as partes para criar possibilidades de pagamento da dívida.

Normalmente, o processo de terceirização da cobrança empresarial segue as seguintes etapas:

  • A- Envio das informações sobre o título em aberto (Origem, Nome e CNPJ do Devedor, E-mails e telefones de contato dos Devedores);
  • B- Acionamento da assessoria especializada em cobrança para a negociação;
  • C- Repasse das condições de negociação para a assessoria especializada em cobrança;
  • D- Negociação da dívida com o cliente. Inicialmente, a negociação é extrajudicial (sms, telefone, encontro presencial, entre outros.), mas pode vir a ser judicial.

Finalmente, com isso a assessoria especializada em cobrança pode realizar a negociação com o cliente inadimplente para que a empresa possa recuperar o valor da dívida. Além disso, também é importante ressaltar que, após esgotar as estratégias de cobrança extrajudicial, será necessário que a assessoria entre com um processo de cobrança judicial. Assim, é ainda mais viável que a empresa contrate uma assessoria jurídica especializada em cobrança. Assim, a assessoria irá facilitar todo o processo de negociação, de forma que esteja preparada para a possibilidade da cobrança judicial.


VI- Após contratar o serviço de terceirização da cobrança empresarial, como funcionará a cobrança extrajudicial?

Após contratar o serviço de terceirização da cobrança empresarial, como funcionará a cobrança extrajudicial?

A assessoria especializada em terceirização da cobrança empresarial possui competência, experiência e técnica para buscar a melhor solução para resolver as demandas de inadimplência da sua empresa.

O primeiro método da terceirização da cobrança empresarial é a cobrança extrajudicial. Através desse tipo de cobrança, é possível garantir que os dois lados saiam satisfeitos. Assim, as duas partes se esforçarão para entrar em um acordo e resolver o problema de inadimplência.

Portanto, é imprescindível que antes de qualquer medida judicial, haja uma negociação amigável, com o intuito de chegar em um consenso único. Também é preciso conhecer o devedor, suas condições financeiras e as possibilidades de pagamento da dívida.

Finalmente, a assessoria especializada na terceirização da cobrança empresarial, possui técnicas e estratégias específicas para receber o título inadimplido de forma amigável. Algumas dessas técnicas são:

  • A- Lembrete: Apesar do fato do cliente estar inadimplente e já ter sido cobrado internamente, é sempre necessário relembrar as datas de vencimentos dos títulos inadimplidos. Dessa forma, você irá garantir que o cliente foi avisado por diversas vezes sobre o vencimento da dívida. Assim, foi escolha do devedor permanecer inadimplente.
  • B- Negociação por meios de comunicação: Inicialmente, a assessoria tenta uma comunicação por telefone, e-mail, ou outra forma de comunicação digital. Com as palavras certas e os dados necessários, a assessoria poderá cobrar o valor devido pelo cliente inadimplente.
  • C- Negociação presencial: Antes de iniciar uma cobrança judicial, é necessário que a assessoria se encontre presencialmente com o cliente inadimplente, a fim de que, haja um acordo entre as partes e o valor da dívida seja recuperado de forma amigável.

VII- Após contratar o serviço de terceirização da cobrança empresarial, como funcionará a cobrança judicial?

Após esgotar todas as estratégias de cobrança extrajudicial, é necessário que a assessoria especializada em cobrança empresarial ingresse com uma ação de cobrança judicial. Assim, pela impossibilidade de um acordo pacífico, para obter êxito na recuperação da dívida, é necessário a interposição de uma ação de cobrança judicial. Para isto, é sempre necessário verificar com o setor financeiro da empresa se há viabilidade para o ingresso da ação, analisando os riscos e benefícios para o seu empreendimento.

Assim, para entender um pouco mais sobre o motivo de grande parte das empresas e instituições financeiras buscarem a opção da cobrança judicial, veja o vídeo abaixo.

Sendo assim, existem três tipos de ações judiciais para realizar a cobrança da dívida inadimplida. Portanto, a assessoria irá avaliar qual possui mais viabilidade em custo e benefício para a empresa. Estas são:

A- Ação de execução de título extrajudicial

Certamente, este tipo de ação é considerada a mais rápida e vantajosa. Esta ação é iniciada com a cobrança de determinados títulos de crédito, como por exemplo, cheques, notas promissórias e duplicatas, entre outros mencionados no artigo 784 do Código de Processo Civil.

É a mais vantajosa porque o cliente inadimplente tem menos possibilidades de defesa. Sendo assim, quando ele recebe a intimação, o prazo para pagamento é em até 3 dias. Caso isto não ocorra, o cliente pode sofrer penhora dos seus bens e de contas bancárias.

B- Ação monitória

Este tipo de ação é destinada a cobrança de títulos vencidos, ou seja, de dívidas que já prescreveram, de acordo com os prazos estabelecidos em contrato ou pelo artigo 206 do Código Civil. Assim, para ingressar com essa ação são necessárias provas comprobatórias documentadas, principalmente, o título vencido.

C- Ação de cobrança 

Com os documentos necessários, é recomendável que a assessoria especializada em cobrança entre com uma das ações citadas acima. Entretanto, é possível que não haja documentos suficientes que possam comprovar a dívida. Assim, ainda é possível acionar a Justiça por meio de uma ação de cobrança. Portanto, neste tipo de ação, é possível usar provas testemunhais, documentais, entre outras para pedir  a ação de cobrança.


VIII- Qual o risco de contratar uma assessoria que não é especializada na terceirização da cobrança empresarial?

Além do risco de não recuperar a sua dívida, uma assessoria que não seja especializada em cobrança, poderá prejudicar ainda mais a sua empresa. Também é importante ressaltar que, não são apenas os riscos de perda financeira, mas o risco de perder clientes. Se a assessoria não for especializada e experiente, ela pode fazer uma abordagem ríspida ao cliente. Apesar dos clientes inadimplentes saberem a importância e a necessidade do pagamento da dívida, um pequeno ato pode gerar um conflito entre ambas as partes.

Portanto, é necessário contratar uma assessoria especializada na terceirização da cobrança empresarial para que, ao negociar o pagamento da dívida, não cause constrangimentos ao cliente e preserve a boa relação entre credor e devedor.

Certamente, é necessário contratar uma assessoria experiente e respeitada no mercado. Assim, esta irá possuir profissionais legalmente habilitados e experientes, que conheça os recursos e estratégias que devem ser utilizados para recuperar os valores devidos pelo cliente inadimplente. Consequentemente, a assessoria se dedicará a solucionar o problema de inadimplência que afeta o setor financeiro da empresa. Finalmente, a assessoria também estará contribuindo para que o seu negócio possa ter dedicação exclusiva do tempo dos gestores.

Para saber dicas sobre como reduzir a inadimplência da sua empresa, recomendamos o vídeo abaixo:


IX- Ainda tem dúvidas sobre a terceirização da cobrança empresarial?

Agende sua consulta com nosso especialistas.

Terceirização da cobrança empresarial? Consulte-nos. Clique na imagem acima para agendar uma consulta personalizada. Para saber mais detalhes sobre o funcionamento da nossa consultoria, acesse o link abaixo:

Consulta Jurídica – Como funciona?

Você também pode preencher o formulário abaixo informando dados básicos e detalhes sobre o caso. Vamos analisar, entrar em contato para agilizarmos tudo quanto for possível.








captcha

Caso prefira, faça um contato conosco por telefone ou e-mail:
– Telefones Fixos:
Rio de Janeiro – RJ (21) 3217-3216 / (21) 3253-0554
São Paulo – SP (11) 4837-5761
– Telefone Celular: 21-99541-9244logo_whatsapp_con_sombra_sin_fondo02_4(Clique aqui para falar direto no WhatsApp)

Leia outras matérias disponíveis em nosso blog:

Confissão de Dívida – Proteção e Segurança para o Credor.

Cobrança Interna. 7 Erros comuns de Empresas

Plano de Ação de Cobrança para Empresas

Cobrança Empresarial – Livre-se da Inadimplência

Advogado de Cobrança Empresarial

Marcello Benevides

Marcello Benevides

Advogado fundador do escritório que leva seu nome, está formado desde 2005. Exerce a função de Coordenador Jurídico do escritório atuando ativamente em todas as áreas orientando os advogados. Especialista na recuperação de créditos de alta monta, diante da vasta experiência adquirida na realização de Cobrança Extrajudicial e Judicial para Empresas e Instituições Financeiras. Membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM). Membro da Associação de Lawtechs e LegalTechs (AB2L) Coach Jurídico e Membro da Comissão de Coaching da OAB/RJ. Pós-Graduado em Direito Empresarial pela AVM — Universidade Cândido Mendes. Possui Curso de Atualização em Direito do Consumidor pela Fundação Getúlio Vargas — FGV — RJ.

×

Olá!

Clique em um de nossos atendentes para entrar em contato Conosco!

× Como posso te ajudar?