Artigo


O que é recuperação de crédito?

O que é recuperação de crédito?

Recuperação de crédito é um procedimento que visa reparar inadimplências. Inadimplência, por sua vez, é o fato que se dá quando uma das partes de uma negociação não cumpre com o que havia sido acordado. No comércio, o mais comum é a inadimplência ocorrer através do atraso no pagamento de determinada dívida.

Caso tenha interesse em contratar nossos serviços, entre em contato conosco. Nossos canais de contato são: Telefones: Fixos 21-3217-3216 / 21-3253-0554 e 11-4837-5761. Celular 21-99541-9244logo_whatsapp_con_sombra_sin_fondo02_4(Clique no número para falar direto no Whatsapp).

recuperação de crédito

Existem inúmeros fatores que podem contribuir para a inadimplência no comércio, entre os quais destacam-se os seguintes:

  • – Aumento do desemprego
  • – Problemas de saúde na família
  • – Demissão de um dos membros da família
  • – Aumento de impostos cobrados sobre contas diárias (telefone, luz, água, gasolina, aluguel, etc.)
  • – Péssima gestão da Empresa Devedora
  • – E também há aqueles que simplesmente pretendem desonrar com o que fora contratado.

Estes fatores estão presentes em prevalência cada vez maior em nossa sociedade atualmente. Desta forma, conhecer alguma medida para evitar ou lidar com a inadimplência é fundamental. Por isso, preparamos este texto apresentando o que é a recuperação de crédito, discutindo suas especificidades e principais características.


O que é recuperação de crédito?

Os escritórios de cobrança são instituições especializadas em realizar cobranças e recuperações de créditos. Os advogados também tem importante função na recuperação do crédito de forma, tanto judicial, quanto amigável. Advogados tem maior conhecimento das leis e também dos riscos de uma cobrança. Estas instituições foram desenvolvidas a partir das vicissitudes encontradas nas rotinas administrativas no que se refere a recuperar créditos de inadimplências.


1 – Origem das assessorias jurídicas de cobrança.

A complexidade dos processos que podem estar envolvidos no processo de recuperação de créditos torna inviável a criação de um setor para esta finalidade dentro de uma empresa. Desta forma, torna-se mais rentável contratar uma uma assessoria jurídica para realizar tal função. E a empresa que realiza estas tarefas é a Assessoria Jurídica de Cobrança Empresarial.

Aprenda os passos iniciais para uma cobrança empresarial que dá resultado. Baixe o e-book gratuitamente.


2 – Diferentes tipos de recuperação de crédito realizados por advogados de cobrança.

Os processos implicados nas cobranças são diversificados, de modo que existem dois tipos de recuperação de crédito.recuperação de crédito

  • Cobrança judicial: Cobrança que se dá quando a dívida atinge nível elevado, ou está presente há muito tempo, sem uma ter ocorrido uma resolução amigável. Cabe ressaltar, no entanto, que para que a cobrança judicial possa ocorrer, é recomendado que tenha havido contato ou tentativa comprovada de contato com o cliente. Outro ponto importante, é que alguns passos devem ser observados antes da contratação do advogado especialista em cobrança, segue abaixo um vídeo que recomendo muito que assista.
  • Cobrança extrajudicial: a cobrança extrajudicial, como o nome sugere, não se dá por intermédio do poder judiciário. Em geral, é solicitada quando a dívida ainda é recente ou o valor não é muito elevado. Este tipo de cobrança busca facilitar a negociação com o cliente, recuperando rapidamente o crédito para o Credor.

Ambas as formas de cobrança apresentam suas vantagens e desvantagens. A cobrança judicial, se realizada com a estratégia correta, aumenta a chance do cliente quitar sua dívida. A cobrança extrajudicial, por sua vez, tende a ser mais eficiente, pois evita maiores custos para ambas as partes. No entanto, nem sempre é percebida como uma cobrança de máxima urgência. Para que o cliente possa perceber como uma cobrança urgente, é necessário que a abordagem seja realizada de preferência por um especialista em cobrança.


3 – Como a recuperação de crédito beneficia a empresa e a economia como um todo

Além de trazer benefícios ao devedor, a recuperação de créditos também beneficia a empresa credora. Isso porque a inadimplência acaba comprometendo o orçamento mensal da empresa credora, muitas vezes dificultando a quitação de dívidas básicas como água, luz, telefone, internet e salário de funcionários. Com estas dívidas em atraso, o empresário muitas vezes recorre a empréstimos, e empréstimo é sinônimo de juros.

Por sua vez, quando o advogado especialista consegue recuperar créditos atrasados, o empresário consegue manter sua empresa em atividade devidamente. Assim, consegue evitar uma possível falência e melhorar sua imagem no mercado como um todo.

Além disso, a recuperação de crédito também beneficia a economia. Isso porque o cliente sem créditos acaba sendo um consumidor em menor escala. Ao privar-se das compras no crediário, empréstimos e financiamentos, o cliente se limita a investir seu capital nas contas básicas do dia a dia.

Ao retornar seu crédito, no entanto, aumenta-se a possibilidade do cliente adquirir novos bens, imóveis ou até veículos. E essas negociações são importantes para movimentar a economia de um modo mais abrangente. Assim, o acordo é sempre um bom negócio para ambas as partes.

Todavia, os acordos devem ser feitos preferencialmente, via instrumento particular de confissão de dívida.


4 – Por que é importante contratar uma assessoria jurídica especializada em cobrança para realizar a recuperação de créditos.

Conforme mencionado anteriormente, o processo de recuperação de créditos é bastante complexo. Sua complexidade é tanta que deu origem a profissionais especializados em cobrança, inclusive, escritórios de advocacia, como é o nosso caso.

Os escritórios de advocacia podem realizar tanto cobranças judiciais quanto cobranças extrajudiciais. No entanto, para que realizem cobranças judiciais é imprescindível que tenham um advogado especialista. Este é o motivo pelo qual algumas empresas de cobrança acabam realizando somente cobrança extrajudicial. Assim, o trabalho acaba ficando pelo meio do caminho.

Há certa discussão entre economistas e teóricos do empreendedorismo acerca da real necessidade de investir na contratação de advogados para recuperação de créditos. No entanto, com base na excelência do serviço que tais advogados prestam e dos benefícios que ocasionam, parece ser consenso atualmente que a contratação é um investimento valioso.

Intuitivamente, o empresário tende a pensar em toda contratação como um gasto. De fato, a contratação de um advogado especialista requer certo investimento. Mas as vantagens parecem compensar cada centavo investido.


5- As principais vantagens de contratar um advogado para realizar a recuperação de crédito são as seguintes:recuperação de crédito

  • Serviço de altíssima qualidade: com a contratação de uma assessoria jurídica especializada, você tem a garantia de ter um serviço de qualidade realizado, ante a experiência e conhecimento do advogado.
  • Funcionários aptos a realizar a recuperação de crédito: uma das vicissitudes encontradas por empresários que tentam realizar a recuperação de crédito por conta própria se refere ao treinamento dos funcionários. No entanto, ao contratar um escritório de advocacia especializado, o empresário fica isento desta responsabilidade, tendo a garantia de ter o serviço realizado por advogados treinados e qualificados.
  • Investimento de ótimo custo benefício: alguns escritórios de advocacia cobram um valor fixo para realizar a recuperação de créditos, outros podem optar por cobrar uma porcentagem do valor recuperado. Em ambos os casos, consiste em um investimento de ótimo custo x benefício.
  • Disponibilidade para se dedicar em outras atividades: todos sabemos que tempo é dinheiro. E quando você precisa realizar a recuperação de créditos com funcionários da própria empresa, você precisa investir tempo no treinamento do funcionário, dedicar algumas horas acompanhando o processo e certificando-se da eficácia. Quando você contrata uma empresa para realizar assessoria financeira, por outro lado, você fica livre para se dedicar a outras atividades mais rentáveis.

Estas vantagens vem tornando o serviço de assessoria jurídica para a recuperação de crédito cada vez mais popular. Destaca-se, no entanto, que para que a eficácia do serviço seja assegurada, o empresário deve buscar um escritório de advocacia especializado e com experiência no mercado.


6 – Conclusão

Conforme apresentado no presente artigo, a recuperação de crédito é um processo importante para a economia e para os credores. Permite devolver ao devedor a possibilidade de realizar financiamentos, empréstimos e compras no crediário. Estas ações são benéficas para a economia como um todo, pois estão associadas a circulação de impostos e giro de capital que movimenta a economia.

A recuperação de créditos é um processo importante para as pessoas jurídicas, isto é, para empresas e organizações. Com clientes inadimplentes buscando quitar suas dívidas, o empresário não precisa realizar empréstimos para pagar suas contas básicas, ou pagar juros em decorrência de eventuais atrasos. As vantagens são tantas que algumas empresas contratam advogados especializados em recuperação de créditos.

o que e recuperação de creditoÉ importante salientar que a contratação de um advogado para a realização de tal serviço é um ótimo investimento. Isso porque a recuperação de créditos envolve um processo complexo e delicado. Abordar clientes inadimplentes pode gerar conflitos e tensões, os quais exigem uma postura assertiva para evitar complicações maiores.

Ao contratar uma assessoria jurídica de cobrança para realizar a recuperação de crédito, o empresário garante que o serviço seja realizado com eficácia e em conformidade com as exigências legais. Isso facilita o processo em si, sendo, portanto, um investimento com ótimo custo benefício.


7 – Ainda tem dúvidas sobre a contratação de uma advogado para recuperação de crédito?

recuperação de créditoEmpresa para recuperação de crédito. Consulte-nos. Clique na imagem acima para agendar uma consulta personalizada. Para saber mais detalhes sobre o funcionamento da nossa consultoria, acesse o link abaixo:

Consulta Jurídica – Como funciona?

Você também pode preencher o formulário abaixo informando dados básicos e detalhes sobre o caso. Vamos analisar, entrar em contato para agilizarmos tudo quanto for possível.








Caso prefira, faça um contato conosco por telefone ou e-mail:
– Telefones Fixos:
Rio de Janeiro – RJ (21) 3217-3216 / (21) 3253-0554
São Paulo – SP (11) 4837-5761
– Telefone Celular: 21-99541-9244logo_whatsapp_con_sombra_sin_fondo02_4(Clique aqui para falar direto no WhatsApp)

Leia outras matérias disponíveis em nosso blog:

Cobrança Empresarial – Livre-se da Inadimplência

Cobrança judicial, vale a pena?

Como funciona a cobrança judicial de títulos de crédito.

Cobrança Judicial de Duplicata Mercantil

Marcello Benevides

Marcello Benevides

Advogado fundador do escritório que leva seu nome, está formado desde 2005. Exerce a função de Coordenador Jurídico do escritório atuando ativamente em todas as áreas orientando os advogados. Especialista na recuperação de créditos de alta monta, diante da vasta experiência adquirida na realização de Cobrança Extrajudicial e Judicial para Empresas e Instituições Financeiras. Coach Jurídico e Membro da Comissão de Coaching da OAB/RJ. Pós-Graduado em Direito Empresarial pela AVM — Universidade Cândido Mendes. Possui Curso de Atualização em Direito do Consumidor pela Fundação Getúlio Vargas — FGV — RJ.

×

Olá!

Clique em um de nossos atendentes para entrar em contato Conosco!

× Como posso te ajudar?