Artigo


Jurimetria, qual o significado?

Jurimetria, qual o significado?

Jurimetria, qual o significado? Certamente, é perceptível que essa palavra vem ganhando destaque no Brasil ao longo dos últimos anos. Inclusive, este tema está prestes a virar disciplina nas faculdades de Direito. Isto porque os profissionais que atuam no magistério estão cada vez mais atentos a importância prática do assunto, tornando-se partidários da inserção da estatística no Direito.

O nosso escritório conta com advogados especialistas nas mais diversas áreas, sendo um escritório atualizado com as novas tecnologias jurídicas. Vale esclarecer, que nosso escritório é totalmente estruturado, possuindo uma equipe qualificada, especializada e experiente. Quer saber mais sobre a finalidade da jurimetria e seu significado? Acompanhe o artigo abaixo.

Jurimetria, qual o significado?

jurimetria-qual-significado

Diariamente, os advogados lidam com perguntas como: qual foi o valor da causa de indenização por danos morais? Esse valor está na média? Qual o tempo de duração do processo? Essas informações, de maneira isolada, não  são tão representativas do ponto de vista da gestão do escritório, mas são fundamentais quando consideradas em conjunto. Assim, é neste momento que entra em cena a importância da estatística e da tecnologia.

A jurimetria se refere à aplicação, na área do Direito, de técnicas quantitativas comuns à estatística. Por fim, conta com uma base de dados ampla também pode ajudar o litigante a conhecer suas reais chances de sucesso, baseando-se em fatores como o pedido, os argumentos jurídicos utilizados na petição e os elementos de prova juntados. Quer saber mais? Leia o artigo na íntegra!


I- Como funciona na prática?

A jurimetria é a ciência que se dedica a estudar e compreender a aplicação da doutrina e jurisprudência. Assim, seu segredo é o processo é o lançamento/alimentação de dados. Aliás, segredo de qualquer software jurídico que se preze a medir dados estatisticamente. Dessa forma, os Tribunais vêm adotando cada vez mais a Estatística no âmbito do judiciário. 

Em conjunto, o uso de softwares jurídicos vem sendo utilizado como uma forma de metodologia mais rápida e eficaz em escritórios de advocacia, que auxilia na análise de situações e, assim, prevê possíveis resultados.

Como exemplo, imagine que mediante um software jurídico seja possível obter os dados referentes a juízes e suas respectivas decisões sobre determinado assunto. Assim, a análise dos dados fornecidos por essa tecnologia irá possibilitar que os advogados saibam os casos de ganho e de êxito de processos, bem como a posição doutrinária do magistrado e suas teses em relação a determinado assunto. Além disso, o uso de softwares jurídicos permite realizar o cálculo estatístico e saber o valor de indenização que costuma ser aplicada.jurimetria-qual-significado

Portanto, com essa nova tecnologia jurídica de obtenção antecipada de informações sobre o rumo do processo, o escritório de advocacia poderá oferecer soluções mais prováveis ao resultado da demanda. Além disso, poderá listar prognósticos de forma mais concisa e baseada em fatos.

Por fim, a jurimetria nada mais é que uma disciplina baseada na aplicação dos modelos estatísticos, que visa compreender os processos e fatos jurídicos através da tecnologia aplicada no âmbito jurídico, sendo possível acompanhar as constantes mudanças e evoluções pelas quais o Judiciário vem passando.


II- Quais os três prismas da Jurimetria?

Essa nova ciência jurídica e tecnológica possui três prismas que, praticamente, mostram como são feitas as leituras para a sua prática. Conheça quais são:

II.a – A elaboração legislativa e a gestão pública

A elaboração legislativa precisa de uma avaliação técnica e um estudo dos peritos sobre a situação. Assim, com o resultado dessa análise e conforme a jurisprudência, o legislador tem a base para a criação das leis e legislação atuais. Como exemplo, tem se o estudo das informações presentes em sistemas de bancos de dados de instituições públicas que permitem analisar a situação econômica atual do país. Portanto, do ponto de vista do legislador e do gestor público, a jurimetria fundamenta as decisões a serem tomadas.

II.b – A Decisão Judicial

O juiz deve avaliar o processo sob pontos de vista distintos, como os fatores humanos e sociais, sempre tendo como seu fundamento a base legal. Neste caso, a jurimetria funciona como uma métrica. Ou seja, ela irá auxiliar o julgador a compreender os casos sob diversos pontos de vista.

Os três prismas da jurimetria.

Para isso, utiliza métodos que permitem prever variados cenários e decisões, com o objetivo de ajudar a decidir a melhor solução. Como exemplo , há os processos que envolvem o uso de material humano — (DNA) —, como os criminais ou os cíveis que envolvem a dúvida sobre a paternidade de uma criança.

II.c A Instrução Probatória

O uso da jurimetria durante a instrução probatória auxilia tanto, o litigante – a tomar conhecimento das suas chances de sucesso dentro do processo -, quanto o advogado, – que pode analisar as chances de sucesso de uma ação, estipulando de modo mais justo e exato os valores a serem cobrados em honorários de êxito, por exemplo.

Ou seja, é uma segurança a mais, tanto para o advogado quanto para o cliente.  Assim, neste caso, ocorre o uso de mecanismos de argumentação baseados em modelos estatísticos que contribuem com a quantificação jurídica de determinada situação.


III – Quais as vantagens?

Advocacia extrajudicial. Rapidez e redução de custos. Consulte-nos.

A jurimetria está sendo adotada em todo o país e vem gerando resultados positivos para aqueles utilizam os serviços da Justiça brasileira. Entre as inúmeras vantagens associadas à captação, armazenamento e processamento de dados, pode-se citar a melhoria na qualidade das previsões e serviços fornecidos aos clientes. Assim, já que essas estimativas são baseadas em estatísticas, elas também contribuem com o aumento da confiança que o cliente tem no advogado.

Além disso, o escritório de advocacia, ao investir na inteligência jurídica, ganha vantagens como o alcance ao banco de dados do sistema referente ao assunto em pauta. Assim, o advogado será capaz de embasar as suas peças processuais e saber quais decisões deverá tomar.

Também é ainda mais importante ressaltar que, os profissionais que trabalham em um escritório poderão ter acesso rápido e automatizado ao banco de dados. Isso contribui tanto com a gestão do escritório — porque ajuda no aumento da produtividade e na redução de custos — quanto para o seguimento de um processo judicial e o bom atendimento aos clientes. Portanto, o profissional tem o conhecimento de informações certas e o controle dos diversos fatores que influenciam no resultado do processo, conseguindo fornecer respostas mais precisas para os clientes.


IV- A Estatística e o Direito

A estatística e o direito

A estatística é a ciência que utiliza de teorias probabilísticas para tentar explicar a frequência com que determinados eventos ocorrem. Assim, o seu objetivo é observar e experimentar aquilo que aparenta ser aleatório e incerto, de modo a prover uma estimativa ou uma previsão acerca de eventos futuros.

A estatística tem inúmeras finalidades, sendo utilizada diariamente para realizar testes de controle de qualidade, previsão de tendências e comportamentos de consumo, pesquisas eleitorais, entre outras coisas. No âmbito jurídico, é possível coletar dados a partir dos portais dos tribunais na internet, transformando-os em informações úteis para a gestão e para a prestação de serviços do escritório.

Portanto, a jurimetria utiliza ferramentas tecnológicas e de automação em escritório jurídico para proporcionar resultados precisos. Os profissionais jurídicos podem usufruir de inúmeros benefícios por meio do acesso rápido a um banco de dados capaz de fundamentar suas decisões e orientá-lo, o que pode ser importante tanto para a gestão quanto para o operacional da banca.

Além disso, a estatística pode trazer informações importantes em relação a produtividade no escritório, o controle de custos e a gestão financeira, por exemplo. Assim, o advogado que tem acesso à informação é capaz de fornecer estimativas bem mais realistas aos seus clientes.

Também há outra grande vantagem da adoção da estatística no âmbito jurídico que é a possibilidade do advogado pode se valer do banco de dados do próprio tribunal para tomar uma decisão difícil, descobrindo, estatisticamente, qual caminho será o mais rápido e qual atende melhor aos interesses do cliente.

Além disso, não podemos esquecer de falar dos benefícios que uma análise estatística dos dados do escritório pode trazer para a gestão, ou seja, analisando, em média, quantos processos cada advogado despacha todos os dias ou qual é a taxa de sucesso de cada advogado, por exemplo.


IV – Como a Jurimetria está revolucionando a advocacia?

A movimentação de dados de relevância para um escritório de advocacia é simplesmente grande demais para que seja analisada de modo manual, mesmo que por um grupo de profissionais treinados. Como resultado disso, qualquer tipo de análise estatística moderna é realizada com o suporte de computadores e software e é aqui, que se inicia a revolução no mundo jurídico: com o uso da tecnologia.

Mesmo que fosse possível registrar todos esses dados, não haveria capacidade para tratá-los ou transformá-los em informações úteis para o advogado e para o gestor. Assim, é neste momento que entra em cena a importância das ferramentas tecnológicas. Quando se atua de forma digital, existe a possibilidade de centralizar e automatizar diversas tarefas, produzindo uma quantidade enorme de dados que, quando bem trabalhados e interpretados, podem fazer toda a diferença na sua prática profissional.

Revolução

Além disso, todos esses benefícios estão à disposição para qualquer um. Revolucionar a gestão do escritório de advocacia depende exclusivamente do advogado. Existem softwares para todos os tipos de necessidades. É ainda mais importante alertar, no entanto, que o operador do direito deve utilizar essa grande variedade a seu favor, mas é preciso tomar cuidado para não se tornar uma vítima dela.

Para fazer uso da jurimetria na gestão do seu escritório de advocacia é adquirir um software de gestão especializado para a área jurídica, para centralizar seus processos e registrar todo o input necessário para gerar um banco enorme de dados, de modo que facilite a análise e a comunicação com o cliente. Aqui é possível perceber a revolução no âmbito jurídico. Com as informações mais importantes do escritório nos meios digitais, é possível automatizar uma série de tarefas burocráticas e repetitivas, como o cadastro do processo no sistema. Também é possível que os advogados utilizem o sistema para redigir petições, já que ela é uma ferramenta inteligente que ajuda o profissional em casos de processos repetitivos.

Além disso, podemos destacar que a modernização da Justiça brasileira depende do advogado. Assim, a maioria das comarcas e representantes do Ministério Público, das Procuradorias e Defensorias Públicas já conta com um bom software jurídico e já estão integrados ao processo eletrônico, que inclusive já é obrigatório em muitos casos. Por fim, cabe destacar ainda que um software de gestão voltado para a área jurídica também tem a importante função de evitar falhas e atrasos em rotinas jurídicas. 

Investimento

No caso dos escritórios de advocacia, a própria qualidade do serviço prestado já é confundido com a quantidade e a qualidade de informações que o advogado tem a sua disposição no momento representar os interesses dos seus clientes em juízo. Sendo assim, saber qual argumento jurídico tem mais chances de ser aceito pelos órgãos julgadores, por exemplo, pode influenciar a tomada de uma decisão e fazer toda a diferença no processo judicial.

É importante ressaltar que a jurimetria não tem a pretensão de substituir a experiência do advogado. Ela pretende revolucionar o mundo jurídico, servindo como um material de consulta para complementar seu conhecimento jurídico. 

Portanto, a jurimetria, como uma nova disciplina, vem ganhando cada vez mais espaço no meio jurídico. Ao analisar as situações, os conflitos e as soluções que estão ao alcance do advogado, essa ferramenta se torna uma ferramenta revolucionária de enorme importância no Direito. Assim, ela mostrará a realidade dos Tribunais e, assim, permitirá compreender os padrões judiciais, as jurisprudências e possibilitará a elaboração de leis mais justas e que estejam conforme as necessidades da sociedade.

Por fim, a jurimetria é um método que veio para contribuir com a gestão e o desempenho dos advogados. Ela é um mecanismo essencial para o desempenho mais certo e estratégico do profissional do ramo jurídico.

Abaixo indicamos os seguintes livros para aprofundamento no tema:


Marcello Benevides

Marcello Benevides

Advogado fundador do escritório que leva seu nome, está formado desde 2005. Exerce a função de Coordenador Jurídico do escritório atuando ativamente em todas as áreas orientando os advogados. Especialista na recuperação de créditos de alta monta, diante da vasta experiência adquirida na realização de Cobrança Extrajudicial e Judicial para Empresas e Instituições Financeiras. Coach Jurídico e Membro da Comissão de Coaching da OAB/RJ. Pós-Graduado em Direito Empresarial pela AVM — Universidade Cândido Mendes. Possui Curso de Atualização em Direito do Consumidor pela Fundação Getúlio Vargas — FGV — RJ.

×

Olá!

Clique em um de nossos atendentes para entrar em contato Conosco!

× Como posso te ajudar?