Artigo


Entenda os benefícios da advocacia trabalhista para empresas.

Advocacia trabalhista para Empresas, entenda os benefícios de uma advocacia preventiva. Advogados Especialistas em Direito do trabalho, com intensa atuação no Rio de Janeiro – RJ. Caso tenha interesse em contratar nossos serviços, entre em contato conosco.  Nossos canais de contato são: e-mail, contato@marcellobenevides.com, por telefone: fixo 21-3217-3216 / 21-3253-0554 ou celular 21-99541-9244logo_whatsapp_con_sombra_sin_fondo02_4, ou  através de um pequeno formulário, para acessá-lo clique aqui.

Quais os benefícios da advocacia trabalhista empresarial?

Uma dos maiores entraves para o empreendedor são as pesadas obrigações trabalhistas. A ausência de orientação de um trabalho preventivo, podem acarretar em enormes prejuízos. A reforma trabalhista fez alterações importantes, porém, ainda serão necessárias muitas melhorias para um avanço significativo.

advocacia-trabalhista-para-empresas

Assim, nosso foco é auxiliar o empregador no melhor cumprimento dos contratos e principalmente orientá-lo para que não venha sofrer reclamações trabalhista, em razão da tomada de decisões equivocadas. Além disso, a advocacia trabalhista para empresas visa também a defesa de eventuais demandas judiciais.

Entenda os benefícios da advocacia trabalhista empresarial.


I – O nascimento de uma nova advocacia e os benefícios para o empresariado.

Quem já possui uma empresa há muitos anos consegue se lembrar de que no passado, o advogado atuava essencialmente na defesa em Juízo. Hoje o advogado que pretende atuar numa área tão complexa como é a trabalhista não pode somente realizar defesas no âmbito da justiça do trabalho.

Abaixo, nesse artigo, iremos falar sobre os diversos benefícios que um advogado trabalhista que atua na defesa de empresas pode gerar. Como por exemplo, treinamentos para líderes e gestores, emissão de pareceres sobre processos internos que violem a CLT, adequação de contratos trabalhistas e principalmente a formulação de estratégias que visem o cumprimento da CLT, mas ao mesmo tempo a proteção dos direitos do empregador.

advocacia-trabalhista-para-empresas

Falando em estratégia, segundo recente reportagem do Jornal Folha de São Paulo50% das empresas fecham após 4 anos do início das suas atividades. Já um estudo recente do Sebrae-SP, apontou que o motivo dessa morte precoce decorre de fatores como a falta de planejamento e uma má gestão empresarial.

Assim, a advocacia preventiva tem se transformado num verdadeiro instrumento para ajudar o empregador a alavancar o seu negócio. A adoção de tal medida, permite gerir os principais problemas jurídicos que venham a ocorrer dentro da empresa, situações as quais, caso não sejam observadas poderão trazer grandes prejuízos ao empreendedor.

Advocacia Trabalhista para Empresas, veja o vídeo abaixo onde falamos um pouco sobre a importância de uma advocacia preventiva.


I – a. A negociação e a possibilidade de acordos sem ações judiciais mediante a reforma da CLT.

Ainda dentro desse escopo, da nova advocacia, mais rápida, moderna e proativa, vale desta uma competência cada vez mais importante para advogados, trata-se da NEGOCIAÇÃO. Após a possibilidade de acordo com o empregado ser realizada fora do trâmite judicial, a competência que envolve a negociação é de suma importância para lidar com diretamente com o colaborador, ou para auxiliar o empregador a gerir situações de crise.

E obviamente, dentro deste espectro, quando ocorrem situações em que o empregador desejar demitir o empregado e assim precisar negociar. Nesse momento, deverá o advogado adotar a melhor estratégia, utilizando-se dos sete pontos chaves para uma negociação.

São eles, comunicação, compromisso, relacionamento e alternativas são opções existentes que criam o ambiente para a negociação, enquanto interesses, opções e legitimidade são os componentes colocados na mesa.

 


II – Quais os benefícios da advocacia trabalhista para empresas.

PREVENÇÃO! A advocacia preventiva é a melhor forma de acabar com as reclamações trabalhistas. A advocacia trabalhista para empresas tem como função precípua apurar os riscos inerentes ao processo produtivo, prevenindo acidentes do trabalho tomando medidas preventivas; oferecendo aos colaboradores ambiente de trabalho salubre; eliminando o risco de reclamações trabalhistas e ações indenizatórias futuras.

É sempre possível evitar ações trabalhistas, muitas vezes com medidas simples e mudanças de hábitos no ambiente de trabalho. Além disso, os contratos de trabalho são sempre revisados por profissional com atuação restrita ao direito do trabalho.

advocacia-trabalhista-para-empresas

Entre os serviços que oferecemos na área consultiva-preventiva, destacam-se:

  • Consultas e pareceres (Identificação de procedimentos administrativos inadequados e a adoção de medidas que reduzem a exposição da empresa a reclamações trabalhistas)
  • Análise, elaboração e alteração de contratos
  • Auditoria trabalhista
  • Negociação Coletiva (Sindicato e Delegacia Regional do Trabalho)
  • Treinamento para líderes e gestores

III – Área Trabalhista Contenciosa ( Defesa em Reclamações Trabalhistas )

Nem sempre as medidas preventivas são tomadas adequadamente ou no momento oportuno. Nosso escritório atua também defendendo seus clientes nas seguintes questões:

  1. Ações Judiciais
  2. Elaboração de defesas e acompanhamento processual
  3. Recursos Ordinários
  4. Recursos de Revista
  5. Execução Trabalhista
  6. Sustentação Oral nos Tribunais Regionais do Trabalho, Tribunal Superior do Trabalho e Supremo Tribunal Federal
  7. Rescisão do contrato de trabalho
  8. Dissídios Coletivos (jurídico, econômico e de greve)

IV – Qual empresa necessita de uma assessoria jurídica trabalhista?

Toda empresa que deseja reduzir e se proteger contra as pesadas ações trabalhistas, porém, não é só isso. Sabemos que, inúmeras são as vantagens da advocacia trabalhista empresarial preventiva, porém alguns pontos ainda precisam ser destacados.

O primeiro deles é entender que contar com um auxílio de um departamento jurídico de ponta ou um escritório especializado nas relações trabalhistas, será considerado um grande investimento para a empresa e não encarado apenas como custo.

Isto porque, uma assessoria jurídica de qualidade, reduz os riscos de perdas financeiras, podendo tais valores serem destinado ao crescimento da empresa.


V – Devo contratar um advogado trabalhista somente quando minha empresa for processada?

A resposta, com certeza, é NÃO. Contratar um advogado apenas para defender os interesses da empresa quando uma reclamação trabalhista já tiver sido interposta resultará em custo muito maior para a corporação. E explico a razão, vendo a questão com a visão do empresário, primeiro porque além de me preocupar em remunerar o advogado por meio de seus honorários, a complexidade da causa e a urgência tornarão esse trabalho muito mais difícil à obtenção de um resultado positivo.

advocacia-trabalhista-para-empresas

Importante ressaltar ainda, que, no caso de eventual insucesso da empresa, em uma ou algumas ações judiciais, poderá resultar na falência do negócio, e pior, por vezes o patrimônio pessoal do sócio poderá se encontrar em risco, caso os débitos trabalhistas não sejam honrados.


VI – Qual o valor de uma assessoria trabalhista mensal?

Outro ponto que também merece ser observado é o receio do empregador quanto ao valor necessário na contratação de um escritório de advocacia. Pois bem, o mito de que apenas grandes empresas possuem a necessidade de delegar as atividades jurídicas para esses setores especializados, repercute a falsa ideia de que, pequenas empresas não carecem dessa mesma organização.

Puro engano, haja vista que ambas possuem conflitos jurídicos que necessitam ser corrigidos com seriedade, independente de quantidade ou grau de complexidade. O sucesso das pequenas e grandes empresas dependerá do qual viável o empreendimento seja.

Assim, o volume e gravidade das controvérsias jurídicas a serem analisadas é que determinará o valor do serviço a ser prestado, independente da sua dimensão.

Consequentemente, os problemas existentes em pequenas empresas tendem a exigir um menor grau de complexidade na resolução dos seus conflitos quando comparado a grandes corporações. Logo, os valores serão proporcionais aos serviços prestados, tornando completamente viável o assessoramento jurídico tanto para as pequenas, médias ou grandes empresas. Acesse o artigo abaixo e entenda como funcionam nossos planos de assessoria jurídica mensal:

Assessoria Jurídica Mensal para Empresas, como funciona?


VII – Ainda tem dúvidas? Consulte-nos.

demissao-por-justa-causa

Consulte-nosClique na imagem acima para agendar uma consulta personalizada. Além disso, você pode saber mais detalhes sobre o funcionamento da nossa consultoria, clicando no link abaixo:

Consulta Jurídica – Como funciona?

Além disso, você também pode preencher o formulário abaixo informando dados básicos e detalhes sobre o caso. Assim, vamos analisar e entrar em contato para agilizarmos tudo quanto for possível:








Caso prefira, você também pode fazer um contato conosco por telefone ou e-mail:
– Telefones Fixos: 
Rio de Janeiro – RJ (21) 3217-3216 (Freguesia-Jacarepaguá) / (21) 3253-0554 (Barra da Tijuca)
São Paulo – SP (11) 4837-5761
Marcello Benevides

Marcello Benevides

Advogado fundador do escritório que leva seu nome, está formado desde 2005. Exerce a função de Coordenador Jurídico do escritório atuando ativamente em todas as áreas orientando os advogados. Especialista na recuperação de créditos de alta monta, diante da vasta experiência adquirida na realização de Cobrança Extrajudicial e Judicial para Empresas e Instituições Financeiras. Coach Jurídico e Membro da Comissão de Coaching da OAB/RJ. Pós-Graduado em Direito Empresarial pela AVM — Universidade Cândido Mendes. Possui Curso de Atualização em Direito do Consumidor pela Fundação Getúlio Vargas — FGV — RJ.

×

Olá!

Clique em um de nossos atendentes para entrar em contato Conosco!

× Como posso te ajudar?