Como funciona o contrato de patrocínio para jogadores de futebol ?
Como funciona o contrato de patrocínio para jogadores de futebol ?

Artigo


Como funciona o contrato de patrocínio para jogadores de futebol?

Contrato de patrocínio para jogadores de futebol. Se tem um ramo de negócio que suporta qualquer crise e qualquer quebra da bolsa esse tem a ver com um dos esportes mais amados do planeta, o futebol. E os contratos de patrocínio para jogadores de futebol, movimentam, em alguns casos, cifras astronômicas. Somos um escritório de advocacia especialista em Direito Desportivo. Caso fique interessado em conhecer melhor ou até mesmo contratar nossos serviços, entre em contato conosco.

Nossos canais de contato são: Telefones: Fixos 21-3217-3216 / 21-3253-0554 e 11-4837-5761. Celular 21-99541-9244logo_whatsapp_con_sombra_sin_fondo02_4(Clique no número para falar direto no whatsapp).

Como funciona o contrato de patrocínio para jogadores de futebol?

contrato de patrocínio para jogadores de futebol

O que ocorre, no entanto, é que muitas empresas que querem aproveitar a visibilidade desses astros não fazem ideia do que precisam fazer para se destacar o bastante para se aproximar dessas estrelas. Dessa forma, não compreendem também como ocorrem as negociações e os combinados com esse público. Veja também, o artigo, como funciona o contrato do atleta menor de idade.

É por isso que a seguir nós vamos falar mais sobre o contrato de patrocínio para jogadores de futebol. Esse artigo é para você que deseja ligar a sua marca a imagem desses ídolos, conquistando assim o crescimento do seu negócio. Confira as nossas dicas e aproveite-as ao máximo!

Recomendo muitíssimo que você assista o nosso vídeo abaixo onde eu e o Dr. Marcello Benevides, falamos sobre os Contratos com os Atletas Menores de Idade.


I – Dos contratos de empresas de materiais esportivos

É muito comum vermos jogadores de futebol utilizando produtos de determinada empresa, sejam estes para a sua performance em campo, sejam para o seu dia-a-dia. A partir do momento que a empresa identifica que o jogador de futebol tem uma visibilidade considerável, geralmente a partir dos 15 anos e atuando na base de grandes clubes e acumulando convocações para a seleção brasileira, inicia-se o assédio para tê-lo como embaixador da marca.

Estes contratos de patrocínio geralmente se dão de três formas: a primeira e mais utilizada é a disponibilização de uma quantia mensal para que o jogador de futebol possa escolher em produtos nas lojas da empresa, sem que haja qualquer outra forma de remuneração. Curiosos costumam se perguntar o por que de um jogador de futebol aceitar tão somente produtos em troca da sua exposição como representante da marca, porém, uma das curiosidades do mercado da bola é justamente essa, os jogadores de futebol simplesmente ADORAM sair das lojas das empresas em shoppings renomados com inúmeras sacolas lotadas de produtos que uma parte utilizará e outra parte dará de presente para parentes, amigos.

A segunda forma de se estabelecer este contrato de patrocínio com jogadores de futebol é a conhecida como “meio-a-meio” em que o atleta recebe uma quantia mensal para gastar em produtos e uma outra parte em dinheiro.

A última forma de contrato de patrocínio entre jogadores de futebol e marcas de materiais esportivos é a que envolve tão somente o dinheiro. O atleta recebe um valor bastante significativo acertado durante determinado tempo, ou vitalício (Casos de Ronaldo Fenômeno e a Nike) e passa a ser visto pelo mercado como um verdadeiro embaixador mundial da marca participando de eventos, dando nome à linhas de produtos, etc.

Apesar de toda a empolgação ao assinar um contrato de patrocínio com uma marca famosa, o jogador de futebol deve sempre se atentar às cláusulas previstas em tais contratos, como fazer postagens em redes sociais estampando a marca contratante, deixar de utilizar qualquer produto de marcas concorrentes, entre outras responsabilidades, por isso que é extremamente importante estar acompanhado de um advogado experiente na área para prevenir qualquer risco de perda de tal patrocínio.

A empresa patrocinadora também tem seus deveres no contrato e sempre deve estar representada por advogado no momento da assinatura do contrato de patrocínio, para que alguns cuidados sejam tomados, como não oferecer mais do que pode proporcionar ao jogador de futebol, formas de explorar a imagem do atleta, além de ter um ótimo departamento de marketing por trás analisando a visibilidade e projeção de carreira de cada jogador patrocinado.


II- Saiba mais sobre como acontece o contrato de patrocínio para jogadores de futebol.

É fundamental entender mais sobre o contrato de patrocínio para jogadores de futebol. Se você tem interesse em ter a sua marca associada a esse tipo de profissional, com certeza ganhará um retorno absurdo em termos de marketing com esse tipo de negócio.

Uma coisa que muitos empresários não sabem é que esse tipo de relação é muitas vezes estabelecida com a ajuda de profissionais competentes para tanto. E principalmente, de advogados que tem a consciência de como essas conexões devem acontecer, para obviamente, proteger os interesses de ambos os envolvidos.

Por exemplo, se um empresário não é cuidadoso pode, na empolgação, fechar um contrato com cláusulas abusivas. Ou fechar um contrato com cláusulas, que não correspondam exatamente ao valor que o atleta irá gerar para a marca. Com isso além de dinheiro, perde-se tempo para resolver situações que não ficaram bem definidas no momento da assinatura do contrato.

II.a – Cuidados para Empresa no Contrato de Patrocínio para Jogadores de Futebol

Muitas vezes os gestores da empresa que desejam utilizar a imagem do atleta para divulgar seus produtos tem dificuldade de determinar o que precisam. Se pretendem simplesmente aumentar o poder de seu branding ou se desejam algo mais.

Em alguns casos, sequer sabem como montar esse tipo de contrato de forma correta e justa para ambas as partes, sem perder o foco para as necessidades do negócio que necessitam. Nesse ponto, cabe um advogado especialista competente assumir o barco.

É interessante lembrar, também, que esses contratos podem apresentar riscos, gerando prejuízos para as partes. Por isso não recomendamos, em hipótese alguma, a utilização de modelos de internet. Isso significa, na verdade, que deve estar tudo muito bem estabelecido, para que você e a sua empresa não tenham problemas e não constem cláusulas as quais no futuro poderão gerar a perda de milhares de reais. Quem poderá garantir isso são profissionais competentes e preparados, com especialização nessa área. Veja também como funciona o trabalho do advogado de direito desportivo.


III – Conheça o profissional que pode te ajudar a ter os melhores contratos com jogadores.

O contrato de patrocínio para jogadores de futebol pode ser um sucesso dependendo de quem estiver cuidando dele. Uma certeza nós podemos te garantir. O profissional ideal é e sempre será o advogado especialista em direito desportivo.

Obviamente não estamos falando de qualquer advogado. Estamos falando de profissionais que tenham experiência na área esportiva e que tenham formação também nessa direção. O Direito Desportivo não é igual a qualquer outro e têm as suas próprias particularidades, que precisam ser conhecidas por aqueles que desejam crescer e que querem  se desenvolver.

Como funciona o contrato de patrocínio para jogadores de futebol?

Também é importante que esse advogado tenha um certo jogo de cintura para lidar com quem está nesse meio. São pessoas com suas preocupações bem definidas, os seus interesses muito claros. Por mais que você queira o melhor para a sua empresa ou para o seu atleta, você deve concordar, que nem sempre possui as ferramentas ideais para proteger o que importa de fato com unhas e dentes.

Veja também nosso vídeo sobre os direitos trabalhistas dos jogadores de futebol:

Assim, o que acaba acontecendo é que só alguns têm acesso a esse tipo de escritório. Com isso muitos empresários tentam por conta própria fazer a parceria, ou abrem mão da possibilidade, deixando para trás a chance de crescer e de se desenvolver nesse mercado, o que é uma grande pena.

Quem tem uma empresa deve compreender, no entanto, que é melhor jamais fechar esse tipo de negociação sem ter o apoio de um time jurídico competente. De um grupo te traga confiança e esteja na sua retaguarda em todas as situações. Do contrário, você pode mais prejudicar do que ajudar o seu negócio, tendo a chance inclusive de trazer dívidas ou uma má reputação para o seu empreendimento.

Às vezes as nossas intenções são as melhores, mas se não temos o preparo adequado para desenvolvê-las precisamos contar com o apoio de quem possa ajudar de verdade. Não vale a pena fazer algo assim por conta própria, porque o que vai acontecer é que vamos lidar com um mercado desconhecido e cheio de particularidades, e a chance de tudo dar errado é realmente enorme.


IV – Procure por um advogado especialista em Direito Desportivo.

O contrato de patrocínio para jogadores de futebol tem uma série de detalhes e pormenores que precisam ser desenvolvidos por quem entende. E é por essa razão que estamos falando para você procurar profissionais competentes para ajudá-lo(la).

contrato de patrocínio para jogadores de futebol

A parte de escolher o profissional esportivo que mais tem a cara da empresa, ou as diretrizes que vão manter a relação cabe muito a seu time de marketing. Todavia tornar isso real na modalidade jurídica é de competência do seu advogado, ou do escritório de advogados que tenha competência suficiente pra isso.

Agora, como escolher um time bacana ou profissionais de primeira linha para ajudar nesse sentido? Bem, a nossa dica é você se ligar nas orientações abaixo, e aproveita-las muito bem:

IV.a – Dicas para escolha de um profissional que irá desenvolver o contrato de patrocínio para jogador de futebol.

  • Procure conhecer a experiência dos profissionais em questão – Eles precisam ter experiência nessa área para essa empreitada dar certo. É fundamental que já tenham desenvolvidos outros contratos tão bem-sucedidos quanto o que eles propõem fazer para você, e te mostrem por A+B porque com as cláusulas desenvolvidas as suas empresas clientes se deram bem na negociação;
  • Procure saber mais da formação desses profissionais – Ser advogado realmente não basta. É necessário que esses profissionais tenham uma especialização no Direito do Esporte, que como já comentamos se diferencia muito dos outros tipos de Direito. Se não houver essa direção na carreira para essa área talvez você esteja lidando com um profissional cheio de boas intenções e cheio de qualidades, mas que não vai ter bagagem para criar um contrato nos moldes que você quer e do jeito que você está procurando;
  • Procure advogados que fizeram contratos que deixaram os clientes satisfeitos – Na hora de apresentar os cases de sucesso os advogados são rápidos, mas é na internet que você descobre se os clientes estão mesmo felizes com o que receberam. Páginas variadas mostram a satisfação dos consumidores, e nem precisa ser dentro das redes sociais da empresa, porque em outros sites quem teve serviços prestados por esses elementos pode deixar a sua opinião. Sendo assim, não se furte da possibilidade de pesquisar ao máximo e saber se as pessoas estão mesmo contentes com o que obtiveram;

III.b – Dica Bônus

  • Procure profissionais que estejam dispostos a jogar junto e te ajudar – Não adianta contratar um time de advogados que não está nem aí para você e só te atende uma vez na vida e outra na morte. Quando um contrato desse porte está sendo estabelecido você precisa ter profissionais de qualidade te auxiliando e te apoiando nos momentos mais importantes, porque vão surgir dúvidas, vão surgir questionamentos, vão surgir perguntas e você precisa ter com quem tira-las, para se sentir tranquilo em todo o processo;

Se você quer fazer um contrato de patrocínio para jogadores de futebol saiba que isso vai exigir muito de você, mas se você tiver os profissionais certos do seu lado vale a pena ir em frente. Boa sorte na empreitada e que os seus negócios só cresçam, com você se aliando a quem sabe fazer!


V – Ainda possui dúvidas sobre contrato de patrocínio para jogadores de futebol?

Como funciona o contrato de patrocínio para jogadores de futebol. Consulte-nos. Clique na imagem acima para agendar uma consulta personalizada. Para saber mais detalhes sobre o funcionamento da nossa consultoria, acesse o link abaixo:

Consulta Jurídica – Como funciona?

Você também pode preencher o formulário abaixo informando dados básicos e detalhes sobre o caso. Vamos analisar, entrar em contato para agilizarmos tudo quanto for possível.








captcha

Caso prefira, faça um contato conosco por telefone ou e-mail:

– E-mail: contato@marcellobenevides.com
– Telefones Fixos:

Rio de Janeiro – RJ (21) 3217-3216 / (21) 3253-0554
São Paulo – SP (11) 4837-5761

– Telefone Celular: 21-99541-9244logo_whatsapp_con_sombra_sin_fondo02_4(Clique aqui para falar direto no WhatsApp)


Leia outras matérias disponíveis em nosso blog:

Direitos Trabalhistas do Jogador de Futebol – Guia Completo

Contrato de Atleta Menor de idade no Futebol

Contrato especial de trabalho desportivo (CETD)

Câmara Nacional de Resolução de Disputas (CNRD) da CBF.

Notificação Extrajudicial – Economia e Rapidez para solução de conflitos

Leonardo Castro

Leonardo Castro

Advogado Associado ao Escritório Marcello Benevides Advogados Associados. Auditor da Liga Petropolitana de Desportos. É Especialista em Direito Desportivo. Pós-Graduando em Direito Desportivo pela Universidade Cândido Mendes - RJ. Um verdadeiro entusiasta do futebol desde a infância. Possui vasta experiência no atendimento a atletas, clubes e intermediários.

×

Olá!

Clique em um de nossos atendentes para entrar em contato Conosco!

× Como posso te ajudar?