Como cobrar e recuperar dívidas de alto valor - Estratégia Fulminante. | Marcello Benevides Advogados - Advogado RJ

Artigo


Como cobrar e recuperar dívidas de alto valor – Estratégia Fulminante.

Como cobrar e receber valores acima de 6 dígitos - a estratégia fulminante.

Como cobrar e recuperar dívidas de alto valor – a estratégia fulminante. Você possui dúvidas em como cobrar grandes fortunas? Já tentou todas as formas e não conseguiu? Somos um escritório de advocacia especialista em advocacia empresarial e cobrança empresarial, com intensa atuação nas referidas áreas. Caso tenha interesse em contratar nossos serviços, entre em contato conosco. Nossos canais de contato são: Telefones: Fixos 21-3217-3216 / 21-3253-0554 11-4837-5761. Celular 21-99541-9244logo_whatsapp_con_sombra_sin_fondo02_4(Clique no número para falar direto no whatsapp).

Como cobrar e recuperar dívidas de alto valor – A estratégia fulminante.

Na conjectura em que o nosso país vive atualmente, é comum a dificuldade no pagamento das dívidas. Entretanto, estas dívidas geram um déficit e colaboram para que diversas empresas se tornem endividadas. Certamente, você já passou pelo estresse de ter que cobrar uma dívida e não receber o pagamento, não é mesmo? Do mesmo modo, a frustração é ainda pior quando se trata de uma dívida de alto valor.

Como resultado, o atraso no recebimento de dívidas de alto valor pode prejudicar o aspecto financeiro de uma empresa. Desse modo, esse crédito ainda não recebido deve ser administrado da maneira correta. Assim, iremos demonstrar o passo a passo da estratégia fulminante para solucionar esse problema e conseguir cobrar e recuperar dívidas de alto valor.

Assista também o nosso vídeo e entenda as principais dicas para cobrar e receber valores que são grandes fortunas!


I – Cobrar e recuperar dívidas de alto valor diretamente à pessoa competente

empresa para recuperação

Em primeiro lugar, é importante falar diretamente com o sócio, diretor financeiro ou a pessoa que possui competência para resolver o problema. Neste momento, é necessário que você determine o prazo do pagamento de forma explícita. Além disso, também é importante deixar expresso se você possui vontades de realizar acordos porque deseja receber o crédito devido.

Certamente, é ainda mais digno de nota que, a cobrança não pode ser tardia. Após o atraso no pagamento, cobre o mais cedo possível para ter uma resposta imediata. Vale ressaltar também que, na primeira tentativa, é sempre importante realizar uma cobrança por meio de uma conversa amigável. Acima de tudo, é recomendável que a cobrança seja como um lembrete. Assim, o devedor poderá se resguardar em casos de esquecimento por boa-fé.

Leia também:

Cobrança Judicial de Duplicata Mercantil


II – Cobrar e recuperar dívidas de alto valor mediante envio de e-mail formal

Caso não dê certo a cobrança presencial e amigável, é necessário partir para o segundo passo que é enviar um e-mail formal ao devedor. Desse modo, você estará sendo mais incisivo na cobrança. Certamente, é ainda mais importante deixar expresso que deseja receber o valor devido e de forma imediata. Da mesma forma, você também deve explicitar que espera uma definição do comprometimento do devedor em pagar a dívidas de alto valor. O e-mail deve obedecer aos padrões formais, com uma linguagem simples e direta. Além disso, é importante ressaltar as consequências jurídicas devido a inadimplência por parte do devedor.

Como cobrar e receber valores acima de 6 dígitos - a estratégia fulminante.

Outro quesito importante é que, você deve ter cuidado na escolha e uso das palavras. Assim, a mensagem não pode configurar ameaça ao devedor, nem constrangê-lo de alguma forma. Também é importante ressaltar que, o e-mail enviado como lembrete da dívida deve ser moderada e estar dentro do horário comercial. Além disso, há punição prevista no código de Defesa do Consumidor que trata de cobranças abusivas e, por este motivo, você não deve se exceder.

Finalmente, com o intuito de facilitar a sua cobrança, recomendamos que baixe o e-book abaixo:


III – Cobrar e recuperar dívidas de alto valor mediante notificação extrajudicial

Após um segundo contato, pode ser que você não tenha recebido o pagamento que lhes é devido. Assim, você deve partir para o terceiro passo. É recomendável que a cobrança seja mais rigorosa, portanto, a notificação extrajudicial é a melhor alternativa.

 

Este tipo de notificação é muito importante, pois você economiza dois ativos muito importantes: tempo e dinheiro. A notificação extrajudicial observa todos os detalhes do caso concreto e irá relatar o fato ocorrido, legislação que envolve o caso, advertência de ingresso de ação judicial e por fim um prazo para resposta e possível acordo.

Finalmente, ficará mais fácil cobrar e recuperar a dívidas de alto valor que você possui. Assim, para entender melhor como funciona a notificação extrajudicial, recomendamos o vídeo abaixo:


IV- Cobrar e recuperar dívidas de alto valor mediante contrato de assessoria jurídica especializada em cobrança

Caso após três tentativas, você ainda não tenha recebido o pagamento, é necessário contratar uma assessoria jurídica especializada em cobrança. Essa assessoria irá auxiliar você em todos os passos para cobrar e recuperar as dívidas de alto valor que você possui, economizando tempo e proporcionando agilidade. Assim, terceirizar a cobrança será a melhor alternativa para conduzir a recuperação do valor e diminuir o seu estresse e frustrações.


V- Cobrar e recuperar dívidas de alto valor por meio de ação judicial de cobrança

Como foi dito anteriormente, é importante a contratação da assessoria jurídica especializada em cobranças, pela razão que, além do serviço de cobrar, contam também com os advogados que prestam esse serviço. Neste momento, ela será essencial já que, será necessário  ingressar com ação judicial de cobrança, pois o devedor atrasou o pagamento, e não o realizou pelas vias extrajudiciais e amigáveis.

Assim, é por meio da cobrança judicial que o devedor será obrigado pela lei a realizar o pagamento do crédito devido, ou seja, é uma forma de recuperar o crédito mediante ação judicial. Neste momento, a assessoria jurídica é de total relevância. Certamente, os advogados devem ser especialistas em instrumentos judiciais de cobrança de dívidas, facilitando a resolução do seu problema.. Basicamente, existem duas formas parar receber por meio judicial o pagamento de uma dívida. Estes meios são:

(A) Ação de cobrança: O devedor será citado para responder essa ação por meio de algum instrumento jurídico como a contestação. Entretanto, o credor deverá impugnar a resposta do devedor afim de obter a sentença do juiz.

(B) Ação de execução: O devedor é citado para realizar o pagamento em até três dias ou nomear seus bens para penhora


VI- O que fazer antes de iniciar uma ação de cobrança judicial das dívidas de alto valor?

A via judicial pode ser ágil, depende do caso concreto. Habitualmente, as empresas procuram negociar e adotar medidas para solucionar o problema e encerrar a ação. Certamente isto acontece pela razão que, não desejam ter seus bens penhorados e, prezam pela sua reputação diante do mercado e da sociedade.

Recomendamos fortemente que assista o vídeo abaixo:

Entretanto, ao contratar uma assessoria jurídica especializada em cobrança, esta irá orientar aos primeiros passos antes de iniciar a cobrança por via judicial. Primeiro de tudo, o principal fato que deve ser realizado é a pesquisa da empresa devedora. Certamente, é de total importância pesquisar a situação atual da empresa, ou seja, se ela está em processo de falência, de recuperação judicial, se está produzindo ou não, dentre outros. Assim, a assessoria jurídica irá dar um parecer sobre a necessidade da cobrança por via judicial e se esta vale a pena, pois o credor terá que arcar com diversos custos onerosos. Também é importante ressaltar que, a assessoria de um escritório de advocacia especializado é de total importância para orientar e acompanhar a ação judicial, proporcionando a garantia de sucesso na resolução do problema.


VI- Para cobrar e recuperar dívidas de alto valor, o que não posso fazer?

Para cobrar e recuperar dívida de alto valor, o que não devo fazer?

Para cobrar e recuperar dívidas de alto valor, existem fatos que não podem ser praticados por serem abusivos e ilegais. Assim, o ato de cobrar dívidas é regulamentado em lei para garantir a segurança e a integridade do credor e do devedor. O Código de Defesa do Consumidor regulamenta as práticas consideradas abusivas em relação ao ato de cobrança de dívidas, como por exemplo, o conteúdo dos artigos 43 e 71 da referida lei. Finalmente, listamos algumas técnicas que você não pode praticar, que são:

(A) Atitudes imoderadas na comunicação: ligar em horário que não seja comercial, não manter uma conversa amigável, dentre outros.
(B) De forma proposital, atrasar o pagamento para receber as taxas de juros adicionais.
(C) Falar sobre a dívida para diversas pessoas que não deveriam saber do fato, como forma de constranger o devedor. Além disso, pode configurar crime contra a honra tipificado no Código Penal Brasileiro.
(D) Aumentar o valor da quantia devida de má-fé
(E) Realizar falsas ameaças ao devedor na hora de cobrar a dívida
(F) Cobrar a dívida, caso o devedor tenha requerido proteção contra a falência. Praticar este ato seria violação de leis federais.

Por fim, esses passos configuram a estratégia fulminante de como cobrar e recuperar dívidas de alto valor. Assim, sem dúvidas, seguindo essas técnicas, será fácil obter êxito na cobrança. Em contraste, depois de aplicá-las, deixa um comentário aqui pra sabermos como está indo a cobrança da sua dívida.


VII- Ainda possui dúvidas em como cobrar e recuperar dívida de alto valor?

Como cobrar e recuperar dívida de alto valor – Estratégia Fulminante. Consulte-nos. Clique na imagem acima para agendar uma consulta personalizada. Para saber mais detalhes sobre o funcionamento da nossa consultoria, acesse o link abaixo:

Consulta Jurídica – Como funciona?

Você também pode preencher o formulário abaixo informando dados básicos e detalhes sobre o caso. Vamos analisar, entrar em contato para agilizarmos tudo quanto for possível.








Caso prefira, faça um contato conosco por telefone ou e-mail:

– E-mail: contato@marcellobenevides.com
– Telefones Fixos:

Rio de Janeiro – RJ (21) 3217-3216 / (21) 3253-0554
São Paulo – SP (11) 4837-5761

– Telefone Celular: 21-99541-9244logo_whatsapp_con_sombra_sin_fondo02_4(Clique aqui para falar direto no WhatsApp)


Leia outras matérias disponíveis em nosso blog:

Advogado de Cobrança Empresarial

Plano de Ação de Cobrança para Empresas

Como cobrar e negociar com o devedor.

Notificação Extrajudicial – Economia e Rapidez para solução de conflitos

Confissão de Dívida – Proteção e Segurança para o Credor.

Como funciona a cobrança judicial de títulos de crédito.

Marcello Benevides

Marcello Benevides

Advogado fundador do escritório que leva seu nome, está formado desde 2005. Exerce a função de Coordenador Jurídico do escritório atuando ativamente em todas as áreas orientando os advogados. Especialista na recuperação de créditos de alta monta, diante da vasta experiência adquirida na realização de Cobrança Extrajudicial e Judicial para Empresas e Instituições Financeiras. Coach Jurídico e Membro da Comissão de Coaching da OAB/RJ. Pós-Graduado em Direito Empresarial pela AVM — Universidade Cândido Mendes. Possui Curso de Atualização em Direito do Consumidor pela Fundação Getúlio Vargas — FGV — RJ.