Artigo


Cobrança e recuperação de dívidas para Empresas (B2B)

Cobrança e recuperação de dívidas

A crise econômica das últimas década gerou um grave problema para a maioria das empresas: a inadimplência. Com isso, o setor financeiro da empresa é afetado, prejudicando toda a gestão empresarial. Portanto, para reduzir a inadimplência e evitar qualquer impacto financeiro negativo no negócio, ter uma gestão de cobrança e recuperação de dívidas ágil e eficaz é essencial. Quer saber mais sobre cobrança e recuperação de dívidas? Fale conosco.

Somos um escritório de advocacia especialista em Cobrança Empresarial B2B, com intensa atuação na área. Caso tenha interesse em contratar nossos serviços, entre em contato conosco. Nossos canais de contato são: Telefones: Fixos 21-3217-3216 / 21-3253-0554 11-4837-5761. Celular 21-99541-9244 (Clique no número para falar direto no whatsapp).

Cobrança e recuperação de dívidas para Empresas (B2B).

Cobrança e recuperação de dívidas

Certamente, a crise na economia gerada na última década causou um grave problema para a maioria das empresas: a inadimplência. Com isso, o setor financeiro da empresa entra em crise e afeta toda a gestão empresarial. Assim, para reduzir a inadimplência e evitar os impactos financeiros negativos no negócio, ter uma gestão de cobrança eficaz é essencial.

Além disso, é importante que a empresa busque formas inteligentes, rápidas e econômicas para solucionar esse problema. Certamente, a melhor opção é a terceirização da cobrança empresarial. A terceirização possui o intuito de realizar a cobrança empresarial e recuperação de dívidas que estão inadimplidas e que não foram pagas através dos métodos de cobrança empresarial interna.

Recomendamos fortemente que assista o vídeo abaixo:

Assim, a melhor forma de realizar a cobrança e recuperação da dívida inadimplida é por meio de uma assessoria de cobrança especializada e responsável, preferencialmente, que também tenho conhecimento jurídico. Portanto, estes farão uma abordagem amigável e experiente, mantendo a boa relação entre credor e devedor. Acompanhe este artigo e conheça as técnicas que são usadas na cobrança e recuperação da dívida. Também conheça as vantagens que esse mecanismo possui.

Finalmente, você ainda não possui um método de cobrança empresarial interna? Recomendamos a criação de um plano de ação para cobrança antes de realizar a cobrança e recuperação de dividas eficaz por meio de uma assessoria jurídica especializada .

Se você quer saber mais informações sobre como excluir a inadimplência da sua empresa, recomendo muitíssimo que baixe nosso e-book, onde explicamos 5 passos para eliminação da inadimplência. 


I- O que é recuperação de crédito?

Recuperação de crédito é um procedimento que visa reparar inadimplências. Inadimplência, por sua vez, é o fato que se dá quando uma das partes de uma negociação não cumpre com o que havia sido acordado. No comércio, o mais comum é a inadimplência ocorrer através do atraso no pagamento de determinada dívida.

Em outras palavras, em se tratando de negócios, inadimplência é quando uma empresa vende um serviço ou produto e aquele que o adquiriu deixou de pagar.

Assim, o ideal é que a cobrança e a recuperação de dívidas inicie ainda internamente com a empresa. Isso porque, tanto a cobrança interna quanto a cobrança empresarial especializada fazem parte de uma mesma estratégia. No vídeo abaixo listamos algumas atitudes que devem ser tomadas antes do envio do caso para cobrança. 


II- Como é feita a cobrança de dívidas?

Os advogados especializados em cobrança e recuperação de dívidas irão efetuar a cobrança utilizando técnicas e estratégias específicas para cada caso. Também vale ressaltar que estão sempre visando a total recuperação do crédito.

O primeiro passo é enviar os dados para cobrança amigável. Os dados do devedor serão cadastrados no nosso sistema. A cada novo andamento o Credor (Cliente) receberá um e-mail enviado por nosso sistema com as informações e andamento da cobrança. Usualmente, os procedimentos de cobrança extrajudicial duram em torno de 15 dias corridos. 

Assim, não havendo acordo será apresentada proposta de honorários para recuperação do crédito de forma judicial. O credor, poderá tanto aderir a proposta quanto negá-la. Todavia, antes da apresentação da proposta será realizada avaliação sobre a saúde financeira e de sua situação judicial quanto a cobrança por outros credores.

Muitos credores tem dúvidas sobre a validade da cobrança judicial. Por esse motivo, fizemos o vídeo abaixo, o qual recomendamos que assista.

Falaremos nos tópicos seguintes como o advogado de cobrança empresarial age tanto para efetivar de forma ágil os trâmites de cobrança quanto para a melhor resolução do caso concreto. Além disso, também citamos medidas preventivas para evitar a formação de novas dívidas.


III- Como os advogados realizam a cobrança e recuperação de dívidas?

Como os advogados qualificados realizam a cobrança e recuperação de dívidas?

Primeiro de tudo, os advogados irão buscar medidas amigáveis, utilizando-se da legislação, para solucionar o problema de inadimplência. Sendo assim, irão utilizar recursos como telefonemas e outros formas de contato que sejam discretas, privadas e que cheguem diretamente ao responsável pelo débito, como por exemplo: Os diretores ou sócios da Empresa.

Portanto, por sermos especializados na cobrança e recuperação de dívidas, iremos sempre cobrar conforme a lei, Além disso, os advogados especializados em cobrança e recuperação de dívidas da Marcello Benevides Advogados Associados entram em contato com o devedor de maneira flexível, demonstrando os riscos de não quitar o débito, usando de poder coercitivo com base legal, inaugurando uma nova fase na cobrança.

Por fim, poderão ser oferecidos parcelamentos ou descontos, para que se chegue a um acordo.  Se você quer saber mais informações sobre como excluir a inadimplência da sua empresa, recomendo muitíssimo que baixe nosso e-book, onde explicamos 5 passos para eliminação da inadimplência. 


IV – A cobrança e a recuperação de dívidas começam ainda com o Credor.

Um ponto muito importante, o qual estamos sempre falando, está relacionado com a medidas que devem ser tomadas pelo Credor para que o crédito seja recuperado o mais rápido possível. E isso pode ocorrer ainda pelos colaboradores que atuam dentro da empresa credora.

É importante, que você leia o artigo abaixo, o qual irá lhe dar um panorama do que pode ser feito para melhorar os seus procedimentos internos de cobrança.

Como cobrar e negociar com o devedor.

De toda forma, iremos dar 4 dicas importantes que influenciam muito na cobrança e recuperação do crédito ainda de forma interna, sem a necessidade envio para um advogado de cobrança.

IV.a –  Defina uma deadline.

A primeira delas está relacionada ao tempo. O devedor, na maioria dos casos, irá pedir tempo, prazos e mais prazos para efetuar o pagamento. Por conta disso, o ideal é definir uma data limite para o pagamento do título vencido. No artigo “Plano de Ação de Cobrança para Empresas” falamos bastante sobre essa questão do tempo.

IV. b – Proteste o Título de Crédito

A maioria das empresas que pulverizam suas vendas, tendem a não protestar o título de crédito. Todavia é importante destacar que sem o protesto o Credor acaba ficando refém de um tipo de ação judicial que não é a mais eficiente para recuperação do crédito. Além disso, com o protesto alguns Credores tendem a efetuar o pagamento. Acesse o artigo “Protesto de Títulos – O que é, porque e como fazer?”.

IV. c – Feita a cobrança interna e o protesto, envie para cobrança especializada. 

Não perca tempo tentando resolver amigavelmente. Infelizmente, alguns devedores só conseguem entender que sofrerão consequências mais duras, quando há uma intervenção profissional. Por isso, é importante seguir o plano de ação e remeter o título para cobrança especializada.

IV. d – Suspenda qualquer nova negociação enquanto existirem débitos.

Enquanto o devedor não efetuar o pagamento de débitos em aberto, suspenda toda e qualquer nova venda até que os débitos sejam efetivamente negociados. E mais importante, quando negociar, faça uma confissão de dívida para que seus direitos sejam minimamente garantidos.

Para saber sobre a confissão de dívida, acesse o artigo abaixo:

Confissão de Dívida – Proteção e Segurança para o Credor.


V- Ainda tem dúvidas sobre a cobrança e recuperação de dívidas?

Agende sua consulta com nossos especialistas.

Cobrança e recuperação de dívidas? Consulte-nos. Clique na imagem acima para agendar uma consulta personalizada. Para saber mais detalhes sobre o funcionamento da nossa consultoria, acesse o link abaixo:

Consulta Jurídica – Como funciona?

Além disso, você também pode preencher o formulário abaixo informando dados básicos e detalhes sobre o caso. Vamos analisar, entrar em contato para agilizarmos tudo quanto for possível.








Caso prefira, faça um contato conosco por telefone ou e-mail:
– Telefones Fixos:
Rio de Janeiro – RJ (21) 3217-3216 / (21) 3253-0554
São Paulo – SP (11) 4837-5761
Marcello Benevides

Marcello Benevides

Advogado fundador do escritório que leva seu nome, está formado desde 2005. Exerce a função de Coordenador Jurídico do escritório atuando ativamente em todas as áreas orientando os advogados. Especialista na recuperação de créditos de alta monta, diante da vasta experiência adquirida na realização de Cobrança Extrajudicial e Judicial para Empresas e Instituições Financeiras. Coach Jurídico e Membro da Comissão de Coaching da OAB/RJ. Pós-Graduado em Direito Empresarial pela AVM — Universidade Cândido Mendes. Possui Curso de Atualização em Direito do Consumidor pela Fundação Getúlio Vargas — FGV — RJ.

×

Olá!

Clique em um de nossos atendentes para entrar em contato Conosco!

× Como posso te ajudar?