Cobrança B2B - A importância da negociação. | Marcello Benevides Advogados - Advogado RJ

Artigo


Cobrança B2B – A importância da negociação.

Cobrança b2b e a importância da negociação. A crise econômica das últimas década gerou um grave problema para a maioria das empresas: a inadimplência. Com isso, o setor financeiro da empresa é afetado, prejudicando toda a gestão empresarial. Portanto, para reduzir a inadimplência e evitar qualquer impacto financeiro negativo no negócio, ter uma gestão de cobrança e recuperação de dívidas ágil e eficaz é essencial. Quer saber mais sobre cobrança e recuperação de crédito? Fale conosco.

Somos um escritório de advocacia especialista em Cobrança Empresarial, com intensa atuação na área. Caso tenha interesse em contratar nossos serviços, entre em contato conosco. Nossos canais de contato são: Telefones: Fixos 21-3217-3216 / 21-3253-0554 11-4837-5761. Celular 21-99541-9244 (Clique no número para falar direto no Whatsapp).

Cobrança B2B – A importância da negociação.

A cobrança b2b é pouco conhecida do grande público. Todavia, a cobrança b2b tem sido fundamental para manutenção e sobrevivência de empresas que vendem seus produtos ou serviços para outras empresas. Em tempos de crise, é fundamental ter um amparo profissional adequado.

Abaixo iremos falar sobre alguns aspectos dessa modalidade de cobrança e a razão pela qual você deve contar com profissionais especialistas em cobrança empresarial para acabar com a inadimplência da sua empresa. Veja também o vídeo onde falamos sobre como é possível recuperar débitos de grandes valores.

Se você quer saber mais informações sobre como excluir a inadimplência da sua empresa, recomendo muitíssimo que baixe nosso e-book, onde explicamos 5 passos para eliminação da inadimplência. 


I – O que é a cobrança b2b?

cobranca-b2b

Em primeiro lugar, cabe esclarecer o significado de B2B. Esse é um termo inglês, que quer dizer BUSINESS TO BUSINESS, em tradução livre seria NEGÓCIO para NEGÓCIO. Melhor esclarecendo, B2B significa dizer que a relação comercial foi realizada entre duas empresas uma como fornecedora e a outra como cliente.


II – Como funciona a cobrança nesses moldes?

Agora que já explicamos o que significa o termo b2b, cabe destacar a importância da cobrança para empresas que transacionam seus serviços ou produtos para outras empresas. Em primeiro lugar, quando falamos de empresas que pulverizam suas vendas, temos que ter em mente que é importante seguir sempre um plano de ação para cobrança.

Assim sendo, montar uma estratégia com o passo a passo é fundamental. Indico o vídeo abaixo onde falamos um pouco sobre o plano de ação para cobrança.

II.a – Nossa cobrança funciona da seguinte forma.

  • 1 – Solicitação das informações que originaram os débitos.

Nesse momento, os documentos físicos não são necessários. Iremos precisar somente de algumas informações para proceder com a cobrança, como por exemplo:

a) Valor do Débito;

b) Data de vencimento do débito;

c) Qual o produto ou serviço comercializado;

d) No caso de duplicata eletrônica (boleto), será necessário informar se houve ou não protesto.

  • 2 – Solicitação dos dados do responsável pelo débito (sócio ou diretor financeiro).
  • 3 – Atualização do débito e contato com o Devedor.
  • 4 – Cadastro do devedor em nosso sistema e envio de informações atualizadas a cada contato com o devedor;

Nesse momento é feito um contato com o devedor com o intuito de resolver a pendência, mas sem causar mágoas ou arranhar a relação comercial.

  • 5 – Realizado o acordo com o devedor os valores são repassados em no máximo 48 horas para conta do credor. 
  • 6 – Sem acordo de forma amigável o escritório apresentará proposta para ingressar na esfera judicial. 

Entenda mais detalhadamente como funciona nossa cobrança acessando o artigo:

Cobrança Empresarial – Livre-se da Inadimplência


II.a – Especialistas em Cobrança B2B e a importância da negociação.

Nosso escritório é especialista em cobrança b2b. Isso sem dúvidas é um diferencial no momento de negociar e apresentar saídas para o credor.

Muitos credores perguntam: “Você já fez cobrança para empresa de…” E sempre explicamos da mesma forma, o devedor tem um padrão, tem um modus operandis que é igual para todos, independente do produto ou serviço que sua empresa venda. 

Um exemplo, se você vende travesseiros, você terá um vasto conhecimento sobre travesseiros. Nós lidamos com cobrança empresarial e já sabemos quais caminhos percorrer para recuperação de um crédito. Um erro comum de muitos credores é a perda de tempo na negociação, com tipos de devedores que na verdade não estão dispostos a negociar, querem somente ganhar tempo. 

Falando em devedores, recomendamos fortemente que você assista a vídeo-aula abaixo onde detalhamos como agir com cada tipo de devedor. 


III – Como a cobrança pode auxiliar minha empresa?

A cobrança especializada é um grande aliado para redução da inadimplência. Manter uma estratégia coordenada por um escritório de advocacia de cobrança é fundamental para que os ganhos sejam otimizados o máximo possível. 

Além disso, com a terceirização da cobrança você pode remanejar alguns colaboradores para funções que realmente representem lucro para a sua empresa. Indo mais além, você tem maior tranquilidade, pois tem a certeza de que a cobrança está nas mãos de quem realmente pode lhe ajudar. 

Nosso escritório irá realizar todos os passos da cobrança, desde a cobrança amigável, até a fase judicial. Indicando se é válida ou não a cobrança judicial. E como avaliamos se a cobrança judicial é válida ou não? Recomendo que veja o vídeo abaixo para que entenda. 


IV – A cultura da inadimplência precisa ser asfixiada. 

A realidade é que a inadimplência precisa ser asfixiada. Tornou-se uma cultura em nosso país empresas simplesmente descumprirem com suas obrigações e nada ocorrer. Em muitos casos, os devedores mantém o mesmo padrão de vida e simplesmente ignoram os apelos do credor.

Por isso, seguir um plano para cobrança e ingressar com uma ação judicial são formas de diminuir a sua inadimplência. O novo Código de Processo Civil privilegiou em alguns aspectos o Credor. Já foi possível obter com base no NCPC bloqueio de passaporte e também de CNH.

Todavia, muitas mudanças ainda são necessárias, como por exemplo, a flexibilização na desconsideração de personalidade jurídica, como é na Justiça Trabalhista.


VI – Competência e experiência comprovadas por nossos clientes 

Nosso escritório já teve mais de 30 avaliações todas elas foram 5 estrelas. Isso só confirma nosso compromisso de prestar uma assessoria jurídica idônea, rápida e com alta expertise. Veja abaixo o que os clientes falam a nosso respeito. Ou acesse nossa página do Facebook e confira.


VII – Solicite uma proposta de honorários ou agende uma consulta.

Agende sua consulta com nossos especialistas.

Consulte-nos. Clique na imagem acima para agendar uma consulta personalizada via WhatsApp. Para saber mais detalhes sobre o funcionamento da nossa consultoria, acesse o link abaixo:

Consulta Jurídica – Como funciona?

Além disso, você também pode preencher o formulário abaixo informando dados básicos e detalhes sobre o caso. Vamos analisar, entrar em contato para agilizarmos tudo quanto for possível.








Caso prefira, faça um contato conosco por telefone ou e-mail:
Marcello Benevides

Marcello Benevides

Advogado fundador do escritório que leva seu nome, está formado desde 2005. Exerce a função de Coordenador Jurídico do escritório atuando ativamente em todas as áreas orientando os advogados. Especialista na recuperação de créditos de alta monta, diante da vasta experiência adquirida na realização de Cobrança Extrajudicial e Judicial para Empresas e Instituições Financeiras. Coach Jurídico e Membro da Comissão de Coaching da OAB/RJ. Pós-Graduado em Direito Empresarial pela AVM — Universidade Cândido Mendes. Possui Curso de Atualização em Direito do Consumidor pela Fundação Getúlio Vargas — FGV — RJ.