Advogado de família - 7 passos para uma consulta perfeita. | Marcello Benevides Advogados - Advogado RJ
Advogado de família - 7 passos para uma consulta perfeita. | Marcello Benevides Advogados - Advogado RJ

Artigo


Advogado de família – 7 passos para uma consulta perfeita.

advogado-de-familia

Advogado de família – 7 passos para uma consulta perfeita.  Tem dúvidas sobre a consulta com o advogado de família, fale conosco. Por e-mail: contato@marcellobenevides.com, por telefone: Rio de Janeiro: 21-3217-3216 / 21-3253-0554 ou em São Paulo-SP: 11-4837-5761. Celular  21-99541-9244logo_whatsapp_con_sombra_sin_fondo02_4(Clique aqui para falar direto no WhatsApp). Ou  através de um pequeno formulário, para acessá-lo clique aqui

Advogado de família – 7 passos para uma consulta perfeita.

Um dos momentos mais importantes com o advogado de família certamente é a consulta. Na consulta o advogado irá analisar documentos, processos, ouvirá o cliente e como resultado dará seu parecer verbal sobre o que pode e o que não pode ser feito. Além disso, esse é o momento onde o profissional poderá tranquilizar seu cliente quanto ao que pode ou não acontecer e além disso tirar dúvidas.

Logo abaixo, iremos descrever os 7 passos para uma consulta perfeita com o advogado de família.

I – CRONOLOGIA DOS FATOS

É muito importante, que os fatos sejam narrados do começo ao fim. Nossa orientação é para que uma linha de acontecimentos seja criada, com datas e anos. Isso facilita e agiliza o seu atendimento. Leve também por escrito os nomes dos envolvidos, sua vinculação (pai/mãe/filho) e suas datas de nascimento, casamento ou morte.

Essa cronologia dos fatos pode ser levada escrita no seu telefone celular, ou através de uma PENDRIVE, conforme falaremos logo abaixo. Todavia, caso queira e se sinta mais confortável pode também fazer esse resumo dos fatos a mão.


II – APRESENTE OS DOCUMENTOS AO ADVOGADO.

Outro fator muito importante é a reunião dos documentos que irão embasar a ação. Leve para consulta com o advogado de família os documentos para que ele possa analisar. Assim como, um médico precisa de exames, são os documentos que o advogado familiar precisará analisar para dar o seu parecer.

Quais seriam esses documentos? Para cada ação será necessário um conjunto de documentos, pode ser que seja necessário algo além. Abaixo exemplificamos alguns dos documentos:

  • – Certidões de Nascimento 
  • –  Certidão de Casamento
  • – Certidão de Óbito 
  • – RG
  • – CPF
  • – Comprovante de Residência
  • – Documentos dos filhos(as).
  • – Declaração de Imposto de Renda 
  • – Registro de Imóveis e de Veículos Automotores

OBS: Atenção, não é necessário levar os documentos físicos. De preferência leve-os em uma PENDRIVE ou insira tais documentos na nuvem, como por exemplo: Google Drive, DropBox ou Icloud. Hoje em dia os processos são eletrônicos, então o advogado não precisará, com raríssimas exceções, dos documentos originais. Portanto, cópias digitais são suficientes.


III – TEM PROCESSO ANTERIOR OU ESTÁ SENDO O PROCESSADO? LEVE O NÚMERO E CÓPIAS, CASO POSSUA. 

Em primeiro lugar, se você esta sendo processado é importante nesse momento ter calma e agir com estratégia. Mais abaixo falaremos detalhadamente sobre isso. Segundo, sabemos que receber uma intimação da justiça é uma situação delicada, porém para tudo há uma solução.

Assim, se você estiver sendo processado, leve o número ou os números dos processos. Se possível forneça o número antes da consulta, assim o advogado irá analisar o caso, e na consulta poderá discorrer sobre as estratégias e também verificar a veracidade do que está sendo alegado pela outra parte.

Isso também evitará que você perca muito tempo na consulta. Além disso, se já tiver as cópias do processo, apresente tudo ao advogado de família durante consulta.

Logo abaixo disponibilizo um link onde explico detalhadamente sobre como funciona a consulta jurídica.

Consulta Jurídica – Como funciona?


IV – QUAL SUA EXPECTATIVA COM O PROCESSO? 

Primeiro de tudo, fale para o advogado qual a sua intenção com o processo. Porque isso é importante? Para que o  advogado possa dizer se é possível o que se pretende ou para que ele vá direto ao ponto do que se quer realizar, sem rodeios desnecessários. Segundo, para que a consulta não se alongue muito além do necessário. Isso também é muito importante, para que falsas expectativas não sejam criadas em relação ao processo.

Por exemplo, você deseja requerer pensão alimentícia e tem uma pretensão de R$ 10.000,00 (dez mil reais), sendo que o Alimentante aufere apenas R$ 15.000,00 (quinze mil reais) de renda, isso será praticamente impossível e o advogado de família deve alertar.

advogado-direito-familia-melhor-expectativa

Da mesma forma, um Alimentante que pretende revisar o valor pago de pensão por conta de uma redução no seu salário ou por motivo de doença, tem que dizer qual seria sua pretensão e o advogado de família de acordo com sua experiência e expertise dizer o que normalmente é deferido.

Todas essas e outras questões que envolvem o caso devem ser medidas, avaliadas e estrategicamente definidas durante a consulta com o advogado de família.


V – LISTE TODAS AS SUAS DÚVIDAS POR ESCRITO.

Atenção, nossa mente não consegue armazenar um grande número de informações, por isso é importante que você anote todas as suas dúvidas. Da mesma forma, isso pode ser feito digitalmente, mas se você se sentir mais confortável em escrever numa folha de papel, fique a vontade.

Assim, o importante é expor todas as suas dúvidas. Ademais, o advogado de família, certamente, está ali para lhe ouvir e esclarecer tudo o quanto for necessário.


VI – COLETE O MAIOR NÚMERO DE INFORMAÇÕES POSSÍVEIS SOBRE A OUTRA PARTE. 

Hoje com o advento da tecnologia, ficou muito fácil coletar provas. As redes sociais, como por exemplo: Facebook e Instagram, entregam o estilo de vida e capacidade econômica de pais e cônjuges.  Dessa forma, isso será muito importante para provar a capacidade econômica de pais e ex-cônjuges. Isso será de suma importância, quando se tratar de divórcio e pensão alimentícia.

Falamos um pouco sobre essas questões no vídeo abaixo, recomendamos muito que assista.


VII – NÃO TOME NENHUMA DECISÃO PRECIPITADA ANTES DA CONSULTA. 

Como especialista em direito de família e já tendo tratado de inúmeros casos, sabemos o quanto é complicado lidar com as emoções que envolvem as relações humanas. Portanto, esse é o passo que consideramos mais importante. E o motivo disso, a razão de toda essa cautela é que uma atitude errada antes da consulta pode colocar toda estratégia abaixo.

Assim, nossa recomendação, como advogado de família é que nesse momento o silêncio deve imperar. Lembre-se do ditado: “A palavra é prata, mas o SILÊNCIO é OURO! Em outras palavras mantenha-se centrado(a) e não faça nenhuma besteira.


VIII- Ainda tem dúvidas sobre a consulta com o advogado de família?

Agende já sua consulta com nossos especialistas.

Fale pessoalmente com um advogado de família. Clique na imagem acima para agendar uma consulta personalizada. Além disso, para saber mais detalhes sobre o funcionamento da nossa consultoria, acesse o link abaixo:

Consulta Jurídica – Como funciona?

Ademais, você também pode preencher o formulário abaixo informando dados básicos e detalhes sobre o caso. Vamos analisar, entrar em contato para agilizarmos tudo quanto for possível.








captcha

Por outro lado, você pode nos contatar por telefone ou e-mail:
– Telefones Fixos:
Rio de Janeiro – RJ (21) 3217-3216 / (21) 3253-0554
São Paulo – SP (11) 4837-5761

https://marcellobenevides.com/advogado-de-direito-de-familia-rj/

Marcello Benevides

Marcello Benevides

Advogado fundador do escritório que leva seu nome, está formado desde 2005. Exerce a função de Coordenador Jurídico do escritório atuando ativamente em todas as áreas orientando os advogados. Especialista na recuperação de créditos de alta monta, diante da vasta experiência adquirida na realização de Cobrança Extrajudicial e Judicial para Empresas e Instituições Financeiras. Coach Jurídico e Membro da Comissão de Coaching da OAB/RJ. Pós-Graduado em Direito Empresarial pela AVM — Universidade Cândido Mendes. Possui Curso de Atualização em Direito do Consumidor pela Fundação Getúlio Vargas — FGV — RJ.

×

Olá!

Clique em um de nossos atendentes para entrar em contato Conosco!

× Como posso te ajudar?